Fisioterapia na Escoliose Vertebral






A fisioterapia é recomendada como a primeira opção de tratamento para pequenas curvas, com a finalidade de impedir sua progressão.

Os principais objetivos de exercícios específicos para escoliose são:

Impedir progressão (piora) da curva;
Impedir colapso postural;
Prevenir ou tratar disfunção respiratória (falta de ar);
Prevenir ou tratar dor nas costas;
Melhorar estética e qualidade de vida.

A principal indicação de exercícios para correção de escoliose são curvas leves a moderadas em crianças e adolescentes em fase de crescimento.  Os exercícios podem ser parte do tratamento com colete, de acordo com a previsão de crescimento ósseo. Caso não haja mais previsão de crescimento, elimina-se a necessidade do uso de colete. O acompanhamento de pacientes em fase de crescimento com escoliose é feito por médico ortopedista especialista em coluna  e por fisioterapeuta.

Assim, no tratamento conservador de escoliose de crianças e adolescentes em crescimento, indica-se:

curvas de 10 a 25º – apenas exercícios, sem colete;
curvas de 25 a 45º – exercícios associados a colete.

A fisioterapia tem técnicas de melhora de quadros de dor, como estimulação elétrica, massagens e liberação miofascial, que podem ser utilizadas dependendo do quadro do paciente.

Primeiramente, é necessária a avaliação do fisioterapeuta, que colherá as informações fornecidas pelo paciente, bem como avaliará o encaminhamento do médico ortopedista e os exames de imagem.

Dependendo do quadro apresentado pelo paciente, podem ser indicadas diversas técnicas, incluindo RPG, que ajuda sensivelmente pacientes com escoliose.

RPG é indicada para pacientes que possuem menos de 40° de curvatura, avaliados pelo ângulo de Cobb. O método consiste na reabilitação postural por meio do reequilíbrio muscular. São trabalhadas posturas, com exercícios respiratórios, desenvolvendo consciência corporal e equilíbrio.

O  Isostretching é definid como uma ginástica postural. Os exercícios do isostretching são executados buscando o alinhamento adequado da coluna vertebral. Determinadas posturas são realizadas e sustentadas em isometria por alguns segundos, o que varia de acordo com o tempo de uma longa expiração e favorece, também, a melhora da capacidade respiratória.

Tanto a RPG quanto os exercícios de isostreching podem ser utilizados para reabilitação e prevenção da patologia. Durante o tratamento, a presença de outras patologias também deve ser observada. Isso porque, às vezes, o paciente pode apresentar outras queixas, e a escoliose acaba sendo descoberta no decorrer do tratamento pelo olhar clínico do avaliador. Em situações assim, o fisioterapeuta deve organizar exercícios para o tratamento das duas alterações sem que uma interfira no progresso da outra.

Existe também o método SEAS (Scientific Exercises Approach for Scoliosis), que é um programa de exercícios individualizado, cientificamente adaptado a todos os aspectos do tratamento conservador da escoliose com base na pesquisa mais atual.

O método SEAS é um método de tratamento de escoliose que se concentra em recuperar o controle postural e melhorar a estabilidade da coluna vertebral através de exercícios envolvendo autocorreção ativa da postura escoliótica.

A autocorreção ativa é realizada primeiro através da educação do paciente e aumenta a consciência do paciente quanto à sua deformidade.

Uma vez que o paciente está ciente de sua deformidade e as mudanças necessárias para corrigi-lo, o paciente é capaz de fazer ajustes conscientes em sua postura (autocorreção ativa) para encontrar o melhor alinhamento possível da coluna em todos os planos espaciais.

O método SEAS enfoca a estabilização espinhal e a manutenção da postura através de uma variedade de exercícios de acordo com a literatura fisioterapêutica para ajudar a alcançar a autocorreção subconsciente da postura através da estimulação de mecanismos neurosensoriais de manutenção da postura.

O método Pilates é um método de condicionamento físico, em que a resistência é aplicada por meio da gravidade e do uso de molas. O método determina que seus exercícios sejam realizados mantendo a posição neutra da coluna vertebral, minimizando o recrutamento muscular desnecessário, prevenindo a fadiga precoce e promovendo a estabilidade da musculatura corporal.

O fisioterapeuta deve estar sempre alerta em relação a compensações, principalmente de quadris e ombros, a fim de evitar sobrecarga da musculatura. Outro fator importante é o alinhamento postural, que também deve ser o foco principal do fisioterapeuta no processo de reabilitação.

A patologia não tem cura completa, mas o tratamento adequado no tempo certo melhora a harmonia corporal e a mobilidade das pessoas acometidas pela doença além de evitar a evolução da escoliose, podendo inclusive eliminar a necessidade de cirurgia.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.