Indicações e Tratamento na Fisioterapia NeuroFuncional






Fisioterapia Neurofuncional é o ramo da Fisioterapia que age sobre o sistema nervoso central e periférico. Dessa forma, o profissional dessa área vai trabalhar ao lado dos médicos na recuperação de desordens neurológicas, cognitivas e motoras.

A fisioterapia neurofuncional atua com todas as faixas etárias. Mas há uma maior prevalência de diversas doenças em indivíduos mais velhos, como o AVC, o mal de Alzheimer, mal de Parkinson e algumas outras patologias que afetam muito mais as pessoas que já passaram dos 50 anos. Ou seja, crianças e adultos com sequelas de diferentes complexidades e distribuições corporais tais como hemiplegias, paraplegias, cerebelopatias, disfunções vestibulares, parkinsonismo, polineuropatias, miopatias, doenças do neurônio motor, dentre outras.

Cursos online de Fisioterapia

Ebooks sobre Fisioterapi

Em outras palavras, procure um fisioterapeuta neurofuncional se você apresentar um ou mais dos sintomas abaixo:

· Tonteiras e/ou zumbidos;

· Perda de equilíbrio e quedas;

· Dificuldades para caminhar ou para se mover durante as atividades do seu dia-a-dia;

· Dificuldades para movimentar alguma parte do seu corpo que não seja em decorrência de algum trauma ou doença nos músculos e/ou ossos;

· Alterações na sensibilidade de alguma região corporal;

· Se você utiliza muletas ou cadeira de rodas e necessita trocá-las ou está com dificuldades na sua utilização.

Em primeiro lugar é importante frisar que nossa atuação não se limita ao tratamento das sequelas já estabelecidas, mas também desempenha ações relacionadas à prevenção tanto primária como secundária. Pode atuar em diversos cenários como clínicas, centros de reabilitação, hospitais, UTIs, centros desportivos adaptados ou mesmo em postos de saúde.

Diante de uma boa avaliação e um bom diagnóstico, o tratamento será feito com emprego de exercícios segmentares (separados por articulações e/ou regiões do corpo) e funcionais (atos motores da vida diária). A lógica da Reabilitação Neurofuncional é estimular a neuroplasticidade, através de técnicas que aprimoram uma função específica (ex: coordenação motora, diadococinesia, sensibilidades, dissociação de cinturas, equilíbrio postural) ou restauram uma função parcialmente perdida.

É também lançar mão de padrões e manobras respiratórias (com ou sem auxílio de aparelhos) para melhorar a força do diafragma e dos intercostais, aumentar a complacência pulmonar, otimizar a capacidade de tosse e desobstruir as vias aéreas, quando pertinente. Abaixo serão apresentados exercícios de alta relevância para a Fisioterapia Neurológica.

Os especialistas em Fisioterapia Neurofuncional precisam conhecer a fisiopatologia das doenças e/ou lesões que seus pacientes possuem, mas o que realmente vai determinar o sucesso do tratamento proposto será a correta avaliação das limitações funcionais que estes distúrbios proporcionaram. Afinal, quem fecha o diagnóstico clínico é o médico, sendo responsabilidade do fisioterapeuta apenas o estabelecimento do diagnóstico cinesiológico-funcional.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.