Pilates combate efeitos da má postura







Postura é o alinhamento das partes do corpo quando se está em pé, sentado ou deitado.

As más posturas podem levar a um comprometimento das articulações, dos músculos, dos tecidos conjuntivos, assim como sintomas de desconforto e dor. Hoje o motivo principal de dor na coluna é a má postura, seguido do sedentarismo, obesidade e doenças específicas da coluna.

A fraqueza dos músculos abdominais é a principal causa das alterações na coluna. Tais músculos são responsáveis pela sustentação das costas e, portanto, quando não estão fortes o suficiente, geram a sobrecarga da coluna vertebral e as dores.

Para sustentar o esqueleto e ao mesmo tempo permitir que o corpo se movimente de forma livre e eficaz, é essencial que os músculos das costas estejam saudáveis e fortes. Uma mistura de força e flexibilidade, essencial para uma vida saudável e sem desconfortos.

Para esse objetivo, o pilates tem sido uma solução eficaz. O método promove o realinhamento da postura, por meio de exercícios de alongamento, força, equilíbrio, respiração e consciência corporal. A atividade fortalece a musculatura das costas, que sustenta as estruturas vertebrais.

O método Pilates é o grande aliado para proporcionar um movimento articular pleno e saudável do corpo. Ao longo do treinamento do método, é possível:

  • Melhorar a amplitude do movimento da coluna vertebral e incentivar a hidratação dos discos intervertebrais;
  • Exercitar a hierarquia muscular vertebral, auxiliando na estabilização e realização dos movimentos da coluna;
  • Fortalecer o core, o centro de força localizado no cinturão abdominal, oferecendo estabilidade e força na sustentação da coluna lombar.
Portanto, o método pilates busca  promover o alongamento ou relaxamento de músculos encurtados ou tensionados demasiadamente e o fortalecimento ou aumento do tônus daqueles que estão estirados ou enfraquecidos. Portanto, diminuem-se os desequilíbrios musculares que ocorrem entre agonista e antagonista, que são responsáveis por certos desvios posturais e problemas ortopédicos e reumatológicos. Por se tratar de uma atividade que não impõe desgaste articular e cujo número de repetições de cada exercício é reduzido, promove-se a prevenção e/ou tratamento de certas patologias, especialmente as ocupacionais.

Os exercícios são realizados de forma individualizada e respeitando a limitação de cada aluno. Pacientes com dores nas costas poderão se sentir limitados, inicialmente, mas logo verão alívio na tensão dos músculos, além de sentir maior flexibilidade do corpo e autoconfiança para a continuidade da técnica.

Sendo assim, as alterações responsáveis por causar o sintoma da dor, como desalinhamento costal, degeneração dos discos e articulações intervertebrais, são corrigidas, desde que a atividade seja acompanhada por um fisioterapeuta habilitado.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.