Como é a atuação da Fisioterapia na Pediatria?







O papel do fisioterapeuta é tratar a doença por intermédio de movimentos e agentes físicos, como calor, frio e eletricidade. Em um hospital, esse profissional é de fundamental importância, pois existem vários distúrbios que necessitam da fisioterapia para a recuperação do paciente. Trabalhando em sintonia com a equipe multidisciplinar, o fisioterapeuta é o responsável pela avaliação, elaboração e execução do tratamento dos mais diversos tipos de pacientes, como os pós-cirúrgicos, transplantados, ortopédicos, neurológicos, ou clínicos, nos quais se trabalha dois aspectos: respiratório que é uma das prováveis causas de complicação e o motor que se deteriora rapidamente ao longo de uma internação mais prolongada.

Nas unidades de terapia intensiva, o fisioterapeuta é quem realiza toda a assistência respiratória, e em parceria com os demais profissionais como médicos e enfermeiros que decidem e executam diversas etapas do tratamento ao doente crítico da admissão até a alta.

Algumas patologias que necessitam de auxílio de um profissional de fisioterapia pediátrica:

  • Síndrome de Down;
  • Atrofia muscular;
  • Paralisia cerebral;
  • Problemas respiratórios; e
  • Desvios posturais

Como há uma grande diversidade anatômica e fisiológica nos órgãos e sistemas de pacientes pediátricos e adultos, o enfoque da fisioterapia pediátrica precisa ser diferente para cada faixa etária.

Conheça a Fisio Ebooks, ebooks específicos de alta qualidade sobre Fisioterapia.

Nota-se que o fisioterapeuta pediátrico precisa estar apto para atuar na prevenção e tratamento de doenças de origens diversas: musculares, esqueléticas, neurológicas, respiratórias.

Um ponto a se ressaltar é que o fisioterapeuta pediátrico pode exercer suas funções além de ambientes diretamente ligados à saúde, podendo atuar em associações, escolas e creches, por exemplo.

Na pediatria o trabalho é mais delicado, pois a criança possui uma grande fragilidade respiratória e motora e depende de estímulos para recuperar-se e assim sair mais rapidamente da UTI. Uma equipe de fisioterapeutas de pediatria/neonatologia precisa ser especializada para tratar desde prematuros de baixo peso até adolescentes e com todas as limitações impostas pela doença e pela sua imaturidade sistêmica.

Atualmente, a presença desses profissionais em hospitais que realizam procedimentos de grande complexidade, como cirurgias cardíacas, neurológicas e transplantes de órgãos, é notória e necessária.

A fisioterapia pediátrica exerce importante função no desenvolvimento correto da criança, para que ela possa ter uma passagem para a adolescência e, posteriormente à vida adulta, saudável e sem problemas motores, respiratórios ou neurológicos.

E com os avanços da tecnologia que na área da saúde vem trazendo novas descobertas para os profissionais, métodos de prevenção de lesões vem se tornando comum. Logo, a fisioterapia pediátrica pode se beneficiar do uso dessas tecnologias e propiciar tratamentos eficazes às crianças.

Conheça a Fisio Ebooks, ebooks específicos de alta qualidade sobre Fisioterapia.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.