Fisioterapia e Acupuntura







A acupuntura é uma técnica milenar originada na China e consiste na aplicação de agulhas bem finas em pontos específicos do corpo com o objetivo de melhorar a imunidade e ajudar no tratamento de problemas emocionais, além de problemas físicos como, por exemplo, sinusite, asma, enxaqueca ou artrite. O tratamento tem o objetivo de reestabelecer o equilíbrio do corpo, a circulação de energia, proporcionando efeitos analgésicos e anti-inflamatórios. 

A Acupuntura busca a recuperação do organismo como um todo pela indução de processos regenerativos, normalização das funções alteradas, reforço do sistema imunológico e controle da dor. Por isso, quando é utilizada dentro do tratamento de Fisioterapia, é muito bem vinda.

COFFITO regulamenta a prática da acupuntura para a Fisioterapia desde 1985. Atualmente, a acupuntura é reconhecida como especialidade profissional, por meio da Resolução-COFFITO nº 393/2011.

"A Acupuntura tem bases preventivas, é claro e também curativas, hoje utilizada em nosso sistema de saúde, tem suas aplicações nas desordens e disfunções musculoesqueléticas, urogenitais, vasculares, digestivas, neurológicas , porém vistas sobre os aspectos da dualidade do universo em constante mutação, sobre a óptica do desequilíbrio da perda da homeostase do yin/yang (polaridades/dualidades) das energias celestes como: frio, calor, vento, umidade, secura, que quando nosso organismo não se encontra preparado sofre os intemperes das ações desses elementos da natureza, afetados ainda por disfunções psíquicas, sobre seu sistema biológico e assim adoece." (COFFITO, 2011).

A acupuntura é uma especialidade da fisioterapia, portanto, para atuar como acupunturista, o profissional deve ser graduado em um curso da área da saúde. Sendo assim, a prática da acupuntura, uma vez associada às pesquisas e teorias da ciência fisioterapêutica, pode comprovar os processos neurofisiológicos de sua eficácia.

A Eletroacupuntura é usada para aliviar dores crônicas causadas por problemas na coluna e fibromialgia, por exemplo, e ajuda a melhorar o sono através da liberação, pelo cérebro, de substâncias ligadas ao bem-estar. Neste tipo de acupuntura é usado um aparelho que tem agulhas finas acopladas em eletrodos que emitem pequenos impulsos elétricos pelo corpo.

Além de melhorar a dor, a Eletroacupuntura promove o relaxamento, reduzindo o estresse e a ansiedade, sendo que pode ser realizado por profissionais da área de fisioterapia e acupunturistas treinados, por isso é importante buscar locais certificados para realização deste tipo de tratamento.

Em outras palavras, a combinação entre o tratamento de fisioterapia convencional e a acupuntura proporciona o equilíbrio do sistema ósseo e muscular, visto que é possível melhorar a estabilidade energética do paciente elevando suas condições físicas e prevenindo novos problemas que possam surgir.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.