Fisioterapia na Espondiloartrose







A espondiloartrose é um tipo de dor na coluna vertebral que é, muitas vezes, gerada pela idade ou por cargas grandes na coluna vertebral. A doença inclui a espondilose (também chamada de doença degenerativa discal) e a osteoartrite das articulações interapofisárias posteriores.

Por isso, pode-se dizer que a espondiloartrose é um tipo de artrose que compromete:

ossos;
ligamentos;
disco intervertebral;
nervos.

O problema causa dores fortes que, por vezes, é incapacitante.

Nos quadros de espondiloartrose, o disco intervertebral costuma ficar deformado, levando à hérnia de disco. Além disso, há frouxidão dos ligamentos da coluna. Por isso, os sintomas pioram com os movimentos.

Quais são os principais sintomas?

Dentre os principais sintomas, estão:

dores nas costas, que evoluem com movimentos e passam em repouso;
dores nas costas que passam para braços ou pernas, quando há comprometimento do sistema nervoso periférico;
menor força muscular;
ausência de flexibilidade.

Como é realizado o diagnóstico?

O diagnóstico do problema é realizado com exames:

raio-x;
tomografia computadorizada;
ressonância magnética.

Como funciona a fisioterapia na  espondiloartrose?

A fisioterapia visa:

melhorar a postura;
usar aparelhos para alívio da dor (como TENS);
alongar.

O tratamento mais indicado é a fisioterapia diária. Se não for possível atingir uma melhora significativa com a fisioterapia, pode-se recorrer à cirurgia para a colocação de uma prótese articular ou discal, ou para remover osteófitos, que são uma espécie de calo ósseo que se formam na coluna causando dor e desconforto.

Além disso, é importante:

  • Emagrecer, se o indivíduo estiver acima do peso ideal;
  • Evitar esforços desnecessários;
  • Alimentar-se corretamente dando preferência ao consumo de alimentos anti-inflamatórios como gengibre, pimenta e açafrão, e
  • Fazer algum tipo de atividade física, como caminhada, Pilates clínico ou hidroginástica, por exemplo, se já não houver dor.

Se o trabalho que indivíduo desenvolve for um dos causadores da espondiloartrose lombar, ele deverá afastar-se do trabalho por tempo indeterminado e, dependendo do caso, pode até mesmo se aposentar.

Quem sofre com a espondiloartrose lombar pode beneficiar-se da prática de exercícios físicos quando as dores forem menos incapacitantes. Mas é importante que o educador físico ou o fisioterapeuta tenham conhecimento do tipo de lesão que o indivíduo possui para indicar exercícios adequados, que que tragam benefícios e não agravem a lesão.

Embora a fisioterapia possa ajudar a aliviar os sintomas, a espondiloartrose é uma doença progressiva e degenerativa. Dessa forma, ele deve continuar o tratamento deve continuar ao longo da vida.





Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.