Fisioterapia e Medicina Alternativa: um bom complemento




http://www.fisioterapia.com/public/files/fckeditor/image/floral.jpg

Quantos fisioterapeutas você conhece que utiliza algum trabalho de terapia alternativa no dia a dia? Por isso, temos que entender o que é a medicina alternativa e no que ela pode ajudar a fisioterapia.

Dos xamãs e antigos médicos filósofos aos naturopatas contemporâneos, vários tipos de terapeutas em medicina alternativa oferecem miríades de curas para todo o tipo de enfermidade. Em muitas partes do mundo estas práticas são aceitas sem reservas e permanecem como o principal veículo de tratamento médico. Contudo, apesar de algumas destas práticas - acupuntura, por exemplo - terem recebido certa aceitação das autoridades médicas ocidentais, a maioria permanece à margem da medicina ocidental.

Geralmente chamada de "medicina complementar/alternativa" (MCA) na Europa, América do Norte e Austrália e como "medicina de tradição" (MT) na maior parte da Ásia, África e América Latina (veja no box abaixo a definição de CAM e TRM), estes sistemas incluem medicina popular (i.e., medicina tradicional chinesa, Medicina Indiana Védica e a Medicina Unani do Oriente Médio), medicina fitoterápica, quiropraxia, acupuntura, naturopatia, homeopatia, iridologia e terapia de massagem, para citar algumas.

As definições segundo a Organização Mundial da Saúde:

Medicina Complementar/Alternativa (MCA)
Os termos "medicina complementar" ou "medicina alternativa" são intercaláveis com a medicina de tradição em alguns países. Referem-se a um vasto grupo de tratamentos médicos que não são parte das tradições daquele país e não são integrados ao sistema de saúde predominante.

Medicina de Tradição (MT)

Medicina de tradição é a soma total do conhecimento, habilidades e práticas com base nas teorias, credos e experiências indígenas a diferentes culturas, sendo explicáveis ou não, usadas na manutenção da saúde bem como em sua prevenção, diagnóstico, melhora ou tratamento de doenças mentais ou físicas.

Claro, vale notar que o que é chamado de "complementar" ou "alternativo" em um país, pode ser "tradicional" ou "convencional" em outro. Na África, Ásia e América Latina em especial, a medicina de tradição é parte integrante do sistema de saúde predominante. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, "em alguns países africanos, até 80%, e na Índia 65%, da população depende da medicina de tradição para ajudar a suprir suas necessidades de tratamento de saúde." Na verdade, mesmo em alguns países desenvolvidos, muito da medicina alternativa ou complementar de hoje em dia era a prática predominante há não muito tempo atrás.

A fisioterapia se utiliza dessas técnicas visando sempre compreender profundamente o indivíduo como um todo, tendo como foco: o corpo, a mente e o espírito. Ao compreender essa forma de viver, busca a harmonia entre esses elementos para obter resultados satisfatórios.

Terapia floral

A terapia floral é um desdobramento da medicina vibracional que considera não apenas o corpo físico, mas também os corpos energéticos sutis associados ao corpo físico. Tem a capacidade de reorganizar emoções que possam desencadear doenças. Aqui o ser humano é visto de forma integral em seus aspectos físico, mental, emocional e espiritual; todos interligados e interdependentes funcionando como um sistema onde os desajustes ou desequilíbrios de um dos aspectos atingirão os demais.

Cromoterapia e colorpuntura

A cromoterapia é a ciência que utiliza a cor para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções. E a colorpuntura é a utilização das cores nos pontos de acupuntura, visando a harmonização e equilíbrio energético do ser humano.

Acupuntura

A acupuntura é um método terapêutico antigo, utilizado há aproximadamente 5 mil anos no Oriente. Foi criada na China, sendo mais tarde incorporada ao arsenal terapêutico da medicina em outros países orientais como o Japão, Coreia e Vietnã. A palavra acupuntura origina-se do latim, sendo que acus significa agulha e punctura significa puncionar. A acupuntura se refere à inserção de agulhas através da pele nos tecidos subjacentes em diferentes profundidades e em pontos estratégicos do corpo para produzir o efeito terapêutico desejado. Mas, na verdade, acupuntura é uma tradução incompleta da palavra chinesa Jin Huo (ou Tsen Tsio) que significa metal e fogo.


Fitoterapia

A fitoterapia, aliás, também é outra forma de terapia alternativa bastante utilizada na fisioterapia, seja na sua forma pura (terapia por ervas) como na forma de óleos essenciais para massagens ou usados em aparelhos próprios para aromaterapia.

Aromaterapia

É a arte e a ciência de utilizar os óleos essenciais e aromas das plantas como recurso terapêutico para as mais variadas doenças, desequilíbrios e problemas dos seres humanos. Os aromas exercem uma influência sutil na mente e no corpo. Os óleos essenciais são compostos orgânicos voláteis das plantas extraídos por destilação a vapor ou extração por solventes voláteis das folhas (alecrim), flores (camomila), cascas de frutas (limão), madeiras (cedro), raízes, etc.

Reflexologia

É uma técnica de tratamento por meio de estímulos em uma área reflexa. Reflexologia é o estudo das delimitações dessas áreas, assim como as suas funções e ações diante das patologias humanas. As principais áreas reflexas trabalhadas são: as mãos (quiroreflexo ou reflexo palmar); os pés (reflexo podal ou reflexologia podal); as orelhas (reflexo auricular ou auriculoterapia); a coluna (reflexo vertebral ou quiropraxia); a face (reflexo facial); e o crânio (reflexo cranial).

Iridologia

A iridologia é uma forma de diagnose (na etmologia: conhecer através da íris) na qual a análise de padrões, cores e outras características da íris permite que se conheça as condições gerais de saúde baseada na suposição de que alterações na íris refletem doenças específicas em órgãos. Os praticantes dessa técnica se utilizam de "mapas da íris" ou ainda "cartas topográficas" que dividem a íris em zonas que estão relacionadas a porções específicas do corpo humano.

• Quiropraxia: Sistema terapêutico dedicado para corrigir mecanicamente, por meio da destreza manual do terapeuta, diversas deficiências orgânicas das articulações, músculos e coluna vertebral. Foi desenvolvida por David Daniel Palmer para fins do século de XIX.

• Auriculoterapia: É uma técnica de diagnóstico e tratamento baseada no pavilhão auricular. Aurículo (orelha) + terapia (tratamento), ou seja, um tratamento através da orelha

• Magnetoterapia: É uma terapia praticada pela medicina alternativa baseada na suposta influência dos campos magnéticos estáticos sobre o corpo humano

A fisioterapia se utiliza dessas técnicas visando sempre compreender profundamente o indivíduo como um todo, tendo como foco: o corpo, a mente e o espirito. Pois a cura e os bons resultados dependem do equilíbrio desses elementos.

Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.