O que é biofeedback?




http://biofeedbackneurofeedback.com/wp-content/uploads/2012/11/Bio-Feedback1.jpg

O biofeedback surgiu na década de 60 nos Estados Unidos, criado pelo psicólogo Neal Miller, um estudioso das funções biológicas inconscientes e involuntárias do sistema nervoso.

Biofeedback é uma das áreas de maior desenvolvimento no campo da medicina de comportamento nos Estados Unidos. Bio é vida, feedback é informação, que pode ser visual ou auditiva. O tratamento de biofeedback é simplesmente o retorno imediato da informação através de aparelhos sensórios eletrônicos sobre processos fisiológicos (freqüência cardíaca, temperatura periférica, resposta galvânica da pele, tensão muscular, pressão arterial e atividade cerebral). O método permite à pessoa voluntariamente regular suas reações fisiológicas e emocionais. O uso de equipamento eletrônico sensível amplia e transforma as reações fisiológicas em sinais de luz e som que são utilizados para evitar doenças. Todos os processos fisiológicos podem ser controlados através do uso de biofeedback. O treinamento inclui diferentes métodos de conscientização e relaxamento, como técnicas musculares, respiratórias, autogênicas e cognitivas.

É uma técnica que pretende recuperar ou manter a saúde corporal, através da aprendizagem do controle voluntário de funções fisiológicas das quais as pessoas normalmente não tem consciência.

Isso é feito com a utilização de determinados aparelhos que medem com precisão como se encontra a função fisiológica em estudo, informando de modo visual ou sonoro, quais os valores medidos. Assim, é possível fazer com que aquele processo fisiológico funcione de modo estável e desejado.

Pode ser usado para combater problemas ligados ao estresse, estafa e síndrome de fadiga crônica,ansiedade,fobias, síndrome do pânico, depressão,dores de cabeça,hipertensão arterial e arritmias cardíacas,torcicolo,LER,bruxismo,seqüelas de AVC e dependência química.

Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.