Dicas de como afastar a tendinite de você




http://www.remedio-caseiro.com/wp-content/uploads/2014/05/malva-o-alivio-das-tendinites.jpg


Por acaso você anda tendo dores horríveis ao chegar em casa após um dia inteirinho de puro trabalho sedentário? Dor no punho, nas costas, no começo da perna...enfim, se a gente começar a enumerar aqui, vai ser fogo aguentar tanta reclamação!

É normal a gente forçar alguma parte do corpo durante o expediente e, com isso, cultivar problemas. Isso acontece porque, normalmente, ficamos tão concentrados, que nem nos damos conta que estamos exercendo uma força especial em uma parte do corpo e, apenas quando chegamos em casa, que nos damos conta que está tudo dolorido. Essas dores normalmente são uma das consequências das inflamações dos tendões, a famosa (e chatíssima!) tendinite.

Só para você ter uma idéia, essas dores – normalmente causadas pelas inflamações dos tendões – têm até nome: são as DORTs (Doenças Ocupacionais Relacionadas ao Trabalho). Essas doenças são quadros clínicos que comprometem o sistema musculoesquelético, como ossos, articulações, tendão e músculos, e se manifestam com dor, inflamação e até mesmo limitação das atividades do dia-a-dia.

A tendinite é responsável por mais da metade dos problemas que afetam quem tem uma atividade física, mesmo assim, não é de fácil identificação. Ela pode ser confundida com artrite reumatóide, que também tem como principal característica a inflamação articular. “Por isso, é importante a procura de um especialista para o diagnóstico correto. Exames clínicos e entrevistas são os primeiros passos para a detecção da tendinite

A tendinite ocorre pelo esforço repetitivo, já a química pela desidratação, quando os músculos não estão suficientemente drenados. Além disso, é importante alertar que os principais fatores da desidratação dos músculos são alimentação incorreta e toxinas no organismo. E as causas da tendinite são multifatoriais tais como: postura de trabalho, mobiliário (características próprias da mesa, da cadeira, do monitor, do teclado e do mouse), tensão emocional, rotina estressante e iluminação e acústica do ambiente de trabalho.

Dicas de prevenção

Em muitos casos a tendinite pode ser evitada se tomados alguns cuidados e incorporado alguns hábitos no dia-a-dia.

Assim que a pessoa identificar que apresenta sintomas típicos de tendinite, ela deve procurar um profissional especializado o quanto antes. Além disso, a pessoa deve fazer adaptações ergonômicas (que visem alterar o tamanho e a estrutura do mobiliário, como mesas e cadeiras) e, sem dúvida, providenciar algumas mudanças na rotina do trabalho, alerta a fisioterapeuta Roberta.

Veja mais dicas:

- Procurar sentar com as costas apoiadas no encosto (da cadeira ou do sofá) e os pés no chão;
- Manter os joelhos e a panturrilha com o ângulo de 90 graus um com o outro;
- Sempre que possível, deixar os cotovelos apoiados na mesa que, de preferência, deve ter a borda e os cantos arredondados;
- Se a pessoa frequentemente sentir dores no punho e ainda não apresentar quadros de tendinite, ela deve combinar três atitudes: alongamentos, adaptações ergonômicas e tempo de pausa no trabalho. Caso não dê certo, procurar um médico é essencial;
- Alternar 50 minutos de trabalho com 10 minutos para uma pausa, uma levantada e uma caminhada, que pode ser realizada no próprio escritório mesmo;
- Realizar exercícios de alongamento e relaxamento durante o trabalho;
- Praticar atividade física no mínimo três vezes por semana ou meia hora todo o dia.

Alongamentos antes de realizar atividades físicas e antes de começar o trabalho, evitar atividades com períodos prolongados das mãos acima da cabeça e o uso de sapatos adequados são outras atitudes que podem ser tomadas para evitar a tendinite. Eles devem ser feitos com uma freqüência que pode variar de acordo com o volume de trabalho da pessoa. Porém, quem trabalha o dia todo sentado na frente do computador deve fazer esses exercícios no mínimo duas vezes ao dia (pela manhã e à tarde)

Adapte a cadeira e a mesa do seu trabalho
Não existe um modelo mágico de mesa e cadeira que evite as dores. “O mobiliário ideal é aquele que é exclusivamente adaptado para o tipo físico da pessoa e que seja confortável”, explica Roberta Fontana. Procure um marceneiro que possa fazer esse trabalho.

A cadeira deve ser giratória e ter assento e encosto de espuma. Além disso, o assento não pode comprimir a região posterior dos joelhos e ter uma altura adequada para que os pés fiquem apoiados no chão e a bacia encaixada no vão do assento e do encosto. A pessoa deve utilizar o encosto da cadeira para apoiar as costas e procurar apoiar cotovelos no braço da cadeira (que deve ser adaptado para o tamanho da pessoa) ou na mesa (que deve ter encaixe para as pernas poderem articular sem dificuldades e cantos arredondados). Isso sem falar no monitor, que deve ficar na frente da pessoa e não em diagonal.

Tratamento

Depois de detectada a tendinite é realizado o tratamento, de acordo com cada caso. Pode ser tratada com anti-inflamatórios ou imobilização do membro afetado. Só em casos extremos, quando o tratamento não resolve, é realizada a cirurgia.

Apesar de, aparentemente simples, o tratamento para a tendinite é muito importante e imprescindível. Se o tratamento não for feito de maneira correta, tanto com medicamentos como na fisioterapia, pode haver sequelas bastante graves, causando até mesmo a incapacidade de realização de atividades com o membro afetado durante muito tempo ou a vida toda.

Se tratada corretamente, a tendinite é curada e a pessoa volta para suas atividades, mas para isso é importante não desprezar seus sintomas. Dormência, mãos frias e dificuldade para realizar atividades simples e, principalmente, dores em geral devem ser investigadas. Quanto antes identificada a tendinite, melhores serão os resultados e a recuperação.

Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.