Uso do Infravermelho






Os geradores de luz infravermelha fornecem energia radiante para o aquecimento superficial da pele. Eles são considerados modalidades radiantes, porque não necessitam de meio para transmitir a energia.

Há dois tipos de geradores de luz infravermelha: gerador de luz infravermelha próxima (luminoso) e de luz infravermelha distante (não-luminoso). A energia do tratamento é produzida passando-se uma corrente elétrica por um filamento de carbono ou de tungstênio. A intensidade de tratamento é controlada ajustando-se o fluxo de corrente que passa pelo filamento ou alterando-se a distância entre a lâmpada e os tecidos.

Os geradores de luminosos produzem certo grau de luz visível, colocando-os na extremidade “próxima” do espectro infravermelho. Como há luz visível, parte da energia do tratamento é refletida pela superfície da pele. Os geradores não-luminosos não produzem luz visível, colocando-os na extremidade “distante” do espectro infravermelho.

A radiação infravermelha não-luminosa é menos penetrante que a luminosa e seus efeitos atingem 2mm e de 5 a 10 mm abaixo da superfície da pele. Uma vez que a luz infravermelha não-luminosa penetra menos profundamente, a pele em tratamento sentirá mais calor do que com gerador luminoso.

Como existe uma ampla variedade de modalidades de aquecimento disponíveis para o uso, os geradores de infravermelho não são comuns no estabelecimento clínicos. Pensava-se que a radiação infravermelha ajudasse a cicatrização de feridas abertas, como queimaduras. Na verdade, essa técnica impede o processo de cicatrização, pois ela desidrata os tecidos.

Efeito sobre o ciclo de Resposta à lesão.

A radiação infravermelha aquece praticamente apenas a epiderme. Os tecidos mais profundos são aquecidos por condução, atingindo profundidades de até 1 cm. Os principais efeitos fisiológicos ocorrem quase que exclusivamente na parte superficial da pele. A hiperemia é o resultado do aumento do fluxo e da pressão capilar.

Duração do Tratamento

O tempo do tratamento varia de 20 a 30 minutos e pode ser aplicado quando necessário.

Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.