Uso do Infravermelho








Os geradores de luz infravermelha fornecem energia radiante para o aquecimento superficial da pele. Eles são considerados modalidades radiantes, porque não necessitam de meio para transmitir a energia.

Há dois tipos de geradores de luz infravermelha: gerador de luz infravermelha próxima (luminoso) e de luz infravermelha distante (não-luminoso). A energia do tratamento é produzida passando-se uma corrente elétrica por um filamento de carbono ou de tungstênio. A intensidade de tratamento é controlada ajustando-se o fluxo de corrente que passa pelo filamento ou alterando-se a distância entre a lâmpada e os tecidos.

Os geradores de luminosos produzem certo grau de luz visível, colocando-os na extremidade “próxima” do espectro infravermelho. Como há luz visível, parte da energia do tratamento é refletida pela superfície da pele. Os geradores não-luminosos não produzem luz visível, colocando-os na extremidade “distante” do espectro infravermelho.

A radiação infravermelha não-luminosa é menos penetrante que a luminosa e seus efeitos atingem 2mm e de 5 a 10 mm abaixo da superfície da pele. Uma vez que a luz infravermelha não-luminosa penetra menos profundamente, a pele em tratamento sentirá mais calor do que com gerador luminoso.

Como existe uma ampla variedade de modalidades de aquecimento disponíveis para o uso, os geradores de infravermelho não são comuns no estabelecimento clínicos. Pensava-se que a radiação infravermelha ajudasse a cicatrização de feridas abertas, como queimaduras. Na verdade, essa técnica impede o processo de cicatrização, pois ela desidrata os tecidos.

Efeito sobre o ciclo de Resposta à lesão.

A radiação infravermelha aquece praticamente apenas a epiderme. Os tecidos mais profundos são aquecidos por condução, atingindo profundidades de até 1 cm. Os principais efeitos fisiológicos ocorrem quase que exclusivamente na parte superficial da pele. A hiperemia é o resultado do aumento do fluxo e da pressão capilar.

Duração do Tratamento

O tempo do tratamento varia de 20 a 30 minutos e pode ser aplicado quando necessário.
Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.