Exercício e controle do peso reduzem risco de câncer após menopausa




http://blog.shopfisio.com.br/wp-content/uploads/2013/06/caminhada2.jpg

Para reduzir os riscos de câncer de mama, mulheres que já passaram da menopausa devem fazer exercícios físicos regularmente e manter o peso compatível com a altura. A conclusão é do grupo de pesquisadores Iniciativa de Saúde da Mulher, coordenados por Anne McTiernan, do Centro de Pesquisa do Câncer Fred Hutchinson. O estudo será publicado na revista científica Obesity.

Os estudiosos observaram que mulheres com índices de massa corporal (IMC) mais baixos e níveis de atividade física mais altos apresentam menos estrogênio no sangue. Os hormônios sexuais, quando em excesso, podem estimular a formação de câncer de mama. "Mulheres com alto nível de estrogênio têm de duas a quatro vezes mais risco de câncer de mama", disse McTiernan.

Em mulheres com hábitos saudáveis, observou-se uma significativa diminuição das duas formas mais comuns de estrogênio biologicamente ativo: estrona e estradiol. Já em casos de alto IMC e pouca atividade física, a concentração de estrogênio é de 50% a 100% mais alta.

O estudo, pioneiro, examina o duplo impacto do peso e da atividade física nos níveis de vários hormônios sexuais e o consequente efeito no risco de câncer. "Isso dá um novo entendimento de que controle de peso e atividades físicas são necessários para manter o nível saudável de hormônios, depois da menopausa", afirma McTiernan.

A coordenadora da pesquisa recomenda de 30 a 60 minutos diários de exercícios, no mínimo cinco dias por semana. Foram pesquisados casos de 267 americanas em fase pós-menopausa. Elas foram selecionadas pelo Teste de Modificação de Dieta da Iniciativa de Saúde da Mulher.

Fonte: Estadão

Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.