A importância de um diagnótisco precoce na Escoliose Infantil







http://revistavivasaude.uol.com.br/upload/imagens_upload/ESCOLIOSE.jpg


O que muitas vezes pode passar desapercebido pelos pais pode originar muitos problemas futuros para os jovens. É a escoliose, a curvatura lateral da coluna vertebral, conhecida pela identificação dos ombros, um mais caído do que o outro.

A escoliose inicialmente tem pouca sintomatologia clínica e muitas vezes é observada por pais e professores, ou quando a criança é submetida a testes de avaliação clínica /fisioterápica.

A fase inicial do processo é de mais fácil identificação e de prognóstico mais possível. Porém, na grande maioria das vezes passa desapercebido pelos responsáveis ou os mesmos não dão muita importância.

Com o passar do tempo, entretanto, a correção torna-se mais difícil, com o agravamento dos desvios. Isso sem contar o aspecto estético/postural, e também a ocorrência de sintomas, cujo principal é a dor, que surgem com o decorrer dos anos.

A escoliose é mais fácil de se prevenir do que corrigir. De todas as causas da escoliose destacam-se as posturais ou funcionais, e as idiopáticas (de etiologia desconhecida ou de tendência familiar). O problema pode surgir tanto na região torácica como lombar da coluna vertebral.

Tratamento

O tratamento fisioterapeutico deve ser intenso nestes casos, sendo essencial. São usadas técnicas e exercícios de mobilização e alongamento, além de orientações posturais adequadas.

A correção começa no momento do sono. Os pais devem corrigir a postura de dormir; a posição lateral é a ideal. Também na hora de estudar, em sala de aula ou em casa, a postura deve ser observada. Até mesmo no momento do divertimento é importante corrigir a postura, seja com esporte adequado a cada faixa etária, ou mesmo ou se jogar um simples vídeo game.

Outro frequente problema atual são as posturas incorretas adotadas ao se assentar em frente ao computador.

Os médicos recomendam que pais e professores recorram a uma orientação clínica/fisioterápica ao identificarem ou suspeitarem da ocorrência de escoliose nas crianças. Atenção a qualquer postura indevida. Isto pode acarretar problemas graves no futuro, com correção muito mais difícil ou até mesmo impossível.

Você não pode perder:

Atualizações em Reabilitação Cardiopulmonar
eBook de Fisioterapia Hospitalar Completo
Drive Virtual de Fisioterapia



COMENTE O POST

Coloque no Google Plus

About Dani

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Shopping