5 exercícios aliviar a espondilose lombar






 
espondilose lombar

A espondilose lombar é mais provável na região inferior, especialmente entre a quarta e quinta vértebras lombares (L4- L5), causando a dor ciática. Ela afeta tanto os discos como as juntas facetadas.Com isso, perde-se material do disco e da cartilagem que reveste as juntas facetas. O osso da margem das juntas facetadas e dos discos se alargam, limitando os movimento e, portanto, enrijecendo a coluna. Ele pode comprimir os nervos, os ligamentos e as estruturas, causando dor.

É importante lembrar que os exercícios seguintes não ultrapassem os limites de dor da pessoa! Os exercícios deverão ser feitos de 3 a 4 vezes por dia, e cada exercício com repetições de 10 vezes. Se você encontrar dificuldade para fazer as 10 repetições, realize o quanto você conseguir e com o passar dos dias e/ou semana você poderá ir aumentando gradualmente.

1. Exercício para a coluna lombar – Rotações

Deite de costas com os joelhos dobrados e os pés apoiados. Mantendo os joelhos juntos vire-os para a esquerda (o quanto você conseguir), e em seguida para a direita. Retorne à posição inicial em um movimento suave.


espondilose lombar

2. Exercício Coluna Lombar – Flexão (do joelho para Peito) 

Deite-se de costas e lentamente, coloque as duas mãos sobre o joelho e puxe-o para mais perto de seu peito, até sentir uma sensação de aperto. Mantenha essa posição por 30 segundos e, em seguida, retorne lentamente à posição inicial. Repita o exercício também com o joelho oposto.

espondilose lombar

3. Exercício Coluna Lombar – Flexão (do joelho para Peito 2)
Deite de costas e lentamente traga ambos os joelhos para próximo do peito até sentir uma sensação de aperto. Mantenha-os nesta posição por 30 segundos. Em seguida, retorne lentamente à posição inicial.
espondilose lombar

4. Exercício Elevação pélvica 

Deite de costas com os joelhos dobrados e pés apoiados no chão. Lentamente, eleve o quadril. Mantenha por 5 segundos e retorne suavemente a parte inferior das costas para a posição inicial. Certifique-se de que a cabeça e o pescoço são mantidos em linha reta para evitar a pressão sobre as articulações do pescoço.

espondilose lombar

5. Exercício Coluna Lombar – Extensão 

Deite-se de barriga para baixo com as palmas das mãos ao lado de seus ombros. Manter os seus quadris no chão e estique os braços (elevando suas costas). Empurre para trás o máximo que conseguir. Mantenha-se por 5 segundos e volte cuidadosamente à posição inicial.

espondilose lombar

Lembre-se sempre de que todos estes exercícios deverão ser realizados em um superfície estável, não muito mole.
Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.