Conheça a Ginastica laboral








http://novotempo.com/vidaesaude/files/2014/10/gl_health_care.jpg


A ginástica laboral é a prática de atividades físicas orientada, realizada pelos trabalhadores coletivamente. Esta é feita no próprio local de trabalho, durante a sua jornada diária, visando melhorar a condição física do trabalhador, diminuindo assim os impactos negativos na saúde do trabalhador.

Há alguns tipos de exercícios que fisioterapeutas / educadores físicos realizam em um programa de ginástica laboral. Os exercícios devem estar em sintonia com a respiração, são realizados todos os dias e se dividem em preparatórios, compensatórios ou de pausa e de relaxamento.

Exercícios Preparatórios

Realizados antes do início da jornada de trabalho, com o objetivo de preparar o indivíduo para o início do trabalho, aquecendo os grupos musculares que serão solicitados nas suas tarefas e despertando os funcionários para que se sintam mais dispostos, além de promover a melhoria da saúde e do bem estar do trabalhador, esta etapa faz parte das medidas preventivas contra os acidentes de trabalho.

Exercícios Compensatórios ou de Pausa

São realizados durante o período de trabalho, interrompendo a monotonia operacional, aproveitando pausa para executar exercícios específicos de compensação aos esforços repetitivos e as posturas inadequadas solicitadas nas tarefas executadas.

Tem por objetivo, aprimorar a saúde do trabalhador, compensar os efeitos negativos da organização do trabalho, como fadiga geral ou localizada, atmosfera social comprometida, sedentarismo, contribuir para a preparação e adaptação aos postos de trabalho, despertar o interesse pôr um estilo de vida mais sadio e ativo fora da jornada de trabalho exercendo assim um efeito benéfico sobre a saúde e sobre o nível de incidência de acidentes de trabalho.

Exercícios de Relaxamento

Com base nos exercícios de alongamento, realizados após o expediente, tem pôr objetivo oxigenar as estruturas musculares envolvidas na tarefa diária, evitando o acúmulo de ácido lático e prevenindo as possíveis instalações de lesões.

É notória os beneficios oferecidos pela ginástica laboral para colaboradores de uma empresa. A satisfação e a motivação do colaborador só tende a aumentar.


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.