Tratamento de Fisioterapia para a Hérnia Discal








http://www.terceiromilenionline.com.br/wp-content/files_mf/1420202773tudosobreherniadedisco.jpg

A coluna vertebral é constituída por 33 vertebras e 32 discos intervertebrais, que cumprem duas funções complementares: manter as vértebras afastadas e permitir a sua mobilidade.

Com o peso do corpo e da idade, os discos intervertebrais podem não aguentar o esforço a que estão sujeitos. É então que surgem as hérnias discais, a lesão mais grave e frequente.

Os deslocamentos dos discos ocorrem com mais frequência na região lombar. Resultam por vezes de um esforço violento, sobretudo se ele for repentino como quando levantamos um objecto pesado ou fazemos esforços bruscos.

Como se manifesta?

Os discos intervertebrais são estruturas que ficam entre duas vértebras, possuindo uma estrutura gelatinosa que funciona como um amortecedor na área central chamado núcleo pulposo, circundado por um anel. Da coluna saem raízes nervosas que se distribuem pelo corpo. Quando o anel se rompe, permite a saída da parte do núcleo. As hérnias discais acontecem quando a camada interna se projecta para fora rompendo completamente a camada externa.


Sintomas

Dependendo da zona afectada, a manifestação dos sintomas pode ser acompanhada de dores no pescoço e no braço (hérnia do disco cervical), ou na zona lombar e na perna (hérnia do disco lombar), que pode ser acompanhada de formigueiro ou de adormecimento das estruturas adjacentes e, por vezes, falta de força. Estas as mais frequentes.

Tratamento

Fisioterapia


Para além dos meios físicos que permitem o alivio das dores (aplicação de corrente analgésica, aplicação de ultrasom, entre outros) o tratamento da hérnia discal deve ser acompanhado de exercício físico específico para este tipo de lesão, sendo que deverá ser sempre acompanhado por um Fisioterapeuta (devidamente habilitado para o exercício da profissão).

Exercícios para o tratamento:

* realizar exercícios de extensão passiva;


* corrigir desalinhamento postural (incluindo qualquer desvio lateral);


* realizar exercícios de fortalecimento para os músculos abdominais e extensores (na hérnia da região lombar);


* acrescentar exercícios de flexão após ter ocorrido desaparecimento das dores.



Exercício com RPG (reeducação postural global)

A RPG é uma das técnicas eleitas como melhor recurso para o tratamento conservador da hérnia.

A RPG vem demonstrando excelentes resultados em pacientes com hérnia de disco, aliviando sintomas, suprimindo-os e em casos cirúrgicos, favorecendo uma rápida recuperação.

O alongamento global de cadeias musculares através de posturas adequadas ao caso, favorece a "aspiração" do disco intervertebral na direção da sua origem.

O paciente que faz tratamento com a RPG tem grandes hipóteses de evitar uma cirurgia, tornando-se assintomático e conquistando uma melhor qualidade de vida.


Você não pode perder:

Atualizações em Reabilitação Cardiopulmonar
eBook de Fisioterapia Hospitalar Completo
Drive Virtual de Fisioterapia



COMENTE O POST

Coloque no Google Plus

About Dani

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Shopping