Avaliação médica antes de iniciar uma atividade física




http://apsredes.org/site2013/vocesaudavel/files/2014/01/chekcup-1100x731.jpg


 

Hoje em dia, não temos nenhuma dúvida de que a atividade física regular deve fazer parte do dia-a-dia de qualquer pessoa que deseja ter uma vida saudável, afinal, ela funciona como preventiva e até mesmo como parte do tratamento de algumas doenças como hipertensão, diabetes, obesidade e dislipidemias (alterações do colesterol e triglicérides), além de promover benefícios para a saúde mental, como o controle do stress. No entanto, devemos saber também que em algumas pessoas, mesmo sem nenhum sintoma mas com algum fator predisponente, a atividade física pode funcionar como um gatilho para sérios problemas cardíacos, incluindo a parada cardíaca e a morte súbita. Por esse motivo, é importante uma avaliação médica prévia ao início das atividades e depois, periodicamente, conforme orientação do seu médico.

Além disso, a atividade física regular mais intensa, no caso de atletas (profissionais, amadores ou aqueles que praticam o esporte por simples lazer), leva a adaptações normais do sistema cardiovascular como, por exemplo, o aumento do tamanho do coração, que podem ser confundidas com doenças cardíacas, sendo importante nesses casos a avaliação de um médico com experiência na avaliação de atletas.

Por último, vale lembrar que a avaliação pode fornecer alguns dados, como faixas de freqüência cardíaca de treino, que são úteis para um melhor aproveitamento dos benefícios da atividade física, assim como para a melhora da performance.

Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.