Sinovite no Joelho: conceito e atuação da Fisioterapia




http://www.vidalsaude.com.br/wp-content/uploads/2015/01/sinovite-do-joelho.jpg

Uma das funções do liquido sinovial é auxiliar na lubrificação das articulações e prover a nutrição de aproximadamente dois terços da cartilagem articular avascular margeando o espaço articular.

O liquido sinovial normal é claro e de cor amarelo pálida. Ele não se coagula, visto a ausência de fíbrinogênio, bem como protombina. O liquido sinovial e bem esparso nas articulações normais, aproximadamente 5,0 a 4ml podem ser aspiradas de grandes articulações, como o joelho. E uma substância viscosa é normalmente o liquido sinovial contêm somente poucas células brancas, totalizando menos de 200ml. Esses contêm principalmente células mononucleares que se acredita serem derivadas do tecido de revestimento, portanto inflamação, trauma e outros processos patológicos que afetam o sistema podem alterar a composição, o conteúdo celular e as características físicas do liquido sinovial.

Na sinovite existe um aumento na contagem de glóbulos brancos de 600 a 2000 mm3 e dura por muito tempo, mais e mais neutrófilos são visto no exsudato, podendo alcançar 20% de total de células e os glóbulos brancos, na maioria macrófagos mononucleados, somam 80% a 90% do total de células, portanto, o liquido sinovial reflete a reação inflamatória que ocorre na membrana sinovial, desse modo, o aumento de proteína é provavelmente derivado das células do revestimento sinovial ao trauma é um aumento em células do tipo B, que sintetizam proteína, é também a entrada de pequenas moléculas para dentro do liquido sinovial pode ser explicada pela difusão entre as células de revestimento sinovial, ao passo que o fator limitante da entrada de proteínas é provavelmente causado pelo tamanho de fenestrações nos capilares - subsinoviais.

Com a inflamação e o aumento na circulação de sangue sinovial, a entrada de proteína pode com frequência aumentar fora da proporção de entrada de moléculas pequenas. Portanto, todas as moléculas protéicas encontradas no plasma entram na articulação com o aumento da inflamação sua concentração em liquido sinovial se aproxima da concentração do plasma. Existe um aumento no volume do liquido sinovial (freqüentemente de 10 a 20 vezes do normal), resultante do acréscimo de glóbulos brancos é um resultado dos processos inflamatórios e o aumento de contagem total das células.

O traumatismo dirigido para uma articulação (como, por exemplo, golpe, distensão, torcedura), qualquer movimento forçado além da amplitude normal de movimento, ou o uso excessivo de uma articulação anormal pode resultar em sinovite, se o traumatismo for suficientemente grave para produzir uma lesão da membrana sinovial.

Os sinais característicos incluem a presença de liquido na articulação, espasmo e dor muscular e limitação do movimento. Tal distúrbio mecânico ocorre sem muito sangramento, à membrana sinovial não se perturba no nível microscópico, mas pode ter uma grave reação vasomotora. Os capilares da membrana sinovial se dilatam e a infiltração aumenta. A proteína extravascular escoa para dentro do interstício. Como a concentração de proteína, extravascular sob em direção do nível do plasma, há uma progressiva diminuição no gradiente de pressão osmótico coloidal entre os dois espaços.

Uma vez que é esse gradiente de pressão que normalmente dirige a reabsorção venular de água, a permeabilidade vascular aumentada leva ao edema dos tecidos e a um exsudato traumático na articulação.

A primeira medida no tratamento da sinovite aguda é o repouso. A parte afetada deve ser mantida numa posição que permita o maior relaxamento dos músculos adjacentes, evitando, assim, qualquer espasmo e dor muscular adicional. Com o traumatismo pode causar muitas vezes uma sinovite hemorrágica, a aspiração do líquido pelo médio, seguida de aplicação de calor, com envoltórios quentes, compressas úmidas ou calor infravermelho ou radiante, costuma ser suficiente para reduzir a dor e o espasmo muscular. A diatermia pode ser utilizada mais tarde; todavia, deve ser suspensa se ela produzir um agravamento do processo.

Se houver uma grande perda do tono muscular ou relaxamento dos ligamentos, a estimulação galvânica e farádica dos músculos afetados, bem como a massagem leve, ajudará a restaurar a integridade da articulação.

O movimento deve ser recomendado desde o inicio. A principio, deve ser passivo e muito leve e, mais tarde, ativo com aumento da amplitude.

No caso de sinovite do joelho ou tornozelo, o tratamento inclui a aplicação de corrente farádica, que acelera a absorção dos líquidos acumulados à medida que passa através da articulação. Produz rápidos resultados no alivio da dos e na redução do edema.

 O tratamento desta patologia consiste em:

1 - aplicação de compressas frias sobre a articulação durante 24 a 48 horas, se houver muita efusão.

2 - calor leve aplicado à porção superior da coxa. No inicio, a termoterapia não deve ser muito prolongada, sendo seguida, no 
segundo ou terceiro dia, de massagem suave do terço superior da coxa.

3 - exercícios de fortalecimento do quadríceps, a fim de evitar a atrofia deste músculo.

4 - Aplicação de alguma forma de calor ao joelho quando a tumefação desaparecer. No inicio, o calor deve ser leve. Além disso, a aplicação não deve ser muito prolongada.

5 - Movimentos ativos assistidos (que não causam dor). Os movimentos laterais e de rotação devem ser evitados. Entre estes tratamentos, o joelho é imobilizado por uma atadura e protegido com almofadas de feltro colocadas lateralmente.

6 - Restauração precoce do movimento com auxilio de correias e muletas a fim de evitar o desenvolvimento de atrofia dos músculos da coxa.

7 - Exercícios contra-resistência após aplicação de massagem mais vigorosa e a redução da dor. Estes exercícios podem ser executados pelo paciente.


O paciente senta-se na borda de uma mesa e aplica uma resistência contra a extensão do joelho afetado ao cruzar o outro pé na frente. Alternativamente, pode utilizar pesos para produzir uma resistência contra o movimento dói quadríceps.

Numa sinovite de joelho, pode ser utilizado para tratamento a crioterapia, ultra-som, laser e cinesioterapia.

A recomendação de tratamento passa por:

- Crioterapia: no tempo de 20 minutos, ocorrera redução de dor, redução do espasmo muscular, redução do processo inflamatório.

- Ultra-som, cicatrização e reparação dos tecidos antiinflamatórios analgésicos. Cinesioterapia: paciente faz inversão e eversão com a bola;

- Paciente faz flexão extensão alongando ísquios tíbias com tela bande;

- Paciente coloca caneleira na parede colocando o pé em cima fazendo flexão extensão;

- Paciente deitado pernas esticadas com uso da caneleira fazendo flexão extensão do joelho;

- Paciente faz bicicleta ergométrica 30 minutos.

- Laser: cicatrização de todos os tecidos analgésico antiinflamatório Mostrar tratamento proposto

Esse post é apenas uma sugestão de tratamento em cima de um paciente que eu atendi.

Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.