A utilização do TENS na ATM




http://liaalves.com.br/wp-content/uploads/2015/09/atm.jpg 

A Tens é a abreviatura usual, em inglês, da neuroestimulação elétrica transcutânea que baseia-se na aplicação de estímulos elétricos de baixa freqüência, de baixa intensidade, de corrente elétrica específica, obtida por aparelho portátil que, através do Sistema Nervoso Central são capazes de liberar substâncias analgésicas endógenas que vão garantir um quadro de alívio da dor.

Outro mecanismo que pode explicar a diminuição da dor com a aplicação do Tens, é o cansaço das fibras que transmitem a dor como admite a chamada Teoria da Comporta da Dor descrita por Melzak e Wall. Todos os autores afirmam que em se tratando de dores, em aproximadamente 20% das experiências com humanos, estes melhoram devido ao efeito placebo. A ATM, articulação temporomandibular, tem muitos tratamentos e muitos insucessos, por isso que foi admitida a aplicação do Tens em alguns casos.

A ATM é uma das mais complexas articulações do corpo humano, elas são ligadas pela mandíbula, de forma que não podem trabalhar independentemente, assim, em muitas desordens as duas ATMs são afetadas mesmo quando em apenas uma, algo não funciona bem. Um dos tratamentos de distúrbios da ATM, por bruxismo, é a colocação de uma placa para impedir a oclusão.

A técnica utilizada para a aplicação da Tens é a transcranial onde dois eletrôdos transcutâneos serão fixados na região do mastóide, de cada lado do crânio. A aplicação da Tens, é de 30 minutos da corrente A.
Alvarez Arenal e colaboradores, dentistas, da Universidade de Oviedo, Espanha, usaram as duas técnicas associadas, em 24 pacientes.

Desses 24 pacientes, com problemas na ATM, 62,5% também tinham bruxismo; a gravidade do problema da ATM foi determinada pelo índice pantographic reproducibility index (PRI) e era média (dando um escore médio de 20,71 pontos). Além dos ruídos a dor no músculo pterigóide lateral era a queixa mais freqüente.

Os autores concluem, ao final, que a placa e o Tens em conjunto não trouxeram nenhuma melhora para esses pacientes, com problemas de ATM e bruxismo.


fonte: http://ram.uol.com.br/materia.asp?id=196


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.