Doenças Osteomusculares e o afastamento de trabalhadores








As doenças osteomusculares e as de transtornos de humor são as que mais causam afastamentos do trabalho. Os dados foram levantados pelo Laboratório de Saúde do Trabalhador da Universidade de Brasília (UnB), que analisou 26 milhões de registros de trabalhadores ao INSS. De acordo com o ranking das doenças com mais afastamentos entre os anos de 2000 e 2004, as dorsopatias estão em primeiro lugar, em segundo os traumatismos do punho e da mão, em terceiro as tendinites e tenossinovites, em quarto os traumatismos de joelho e perna e em quinto, os transtornos de humor.

Os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais têm papel fundamental na redução dessas doenças, já que atuam principalmente com a prevenção e a reabilitação. É comprovado que os atendimentos de fisioterapia e terapia ocupacional diminuem significativamente o absenteísmo, melhorando a produtividade do trabalhador, além de contribuir para a redução de gastos com internação e medicamentos e proporcionar qualidade de vida e bem-estar.

O Crefito-3 tem recebido diversas denúncias de lesões ocorridas em funcionários que foram submetidos aos exercícios 'por atacado', conhecidos como ginástica laboral. É bom os empresários para que façam avaliações fisioterapêuticas em seus funcionários antes de submetê-los a exercícios coletivos. Primeiro é necessário fazer uma avaliação das condições neuro-músculo-esquelética de cada funcionário e avaliação ergométrica do espaço físico – mobiliários e equipamentos – onde ele exerce o seu trabalho. Somente a partir da análise desses dados é que os exercícios físicos devem ser prescritos e implementados", ressalta. O fisioterapeuta com especialidade em ergonomia é o profissional melhor qualificado no mercado para efetuar essas avaliações, análises e intervenções.

A fisioterapia laboral possibilita uma intervenção individualizada, respeitando as necessidades de cada funcionário

Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.