Incontinência urinária em idosos: como tratar esse problema?






http://saude.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/incontinencia-urinaria-1/incontinencia-urinaria-1.jpg

A incontinência urinária é definida, segundo a Sociedade Internacional de Incontinência, como qualquer perda involuntária de urina, por isso, qualquer pessoa que teve mais de uma perda nas últimas quatro semanas deve ficar alerta. O distúrbio tem diversas causas, como gravidez, implicações pós-parto e problemas de sexualidade, porém as grandes vítimas desse problema são pessoas idosas.

Em um país como o Brasil, cujo número de idosos deve chegar a 30 milhões em 2020, segundo dados do IBGE, o assunto deve ser tratado com atenção, já que os impactos do distúrbio não são apenas físicos. A incontinência urinária leva o indivíduo a ter problemas sociais, pois causa situações de constrangimento. O paciente acaba por se afastar de seus relacionamentos e esconder o problema, podendo desenvolver quadros de depressão e agravamento da condição de saúde.

A discriminação da família e a falta de informação ao paciente transformam a incontinência urinária em um transtorno maior do que realmente é. A incontinência pode ser tratada de forma simples e barata. A fisioterapia uroginecológica é extremamente eficaz tanto no tratamento quanto na prevenção do distúrbio e trabalha com todos os tipos de incontinência urinária e de outras patologias relacionadas à região pélvica", explica.

Além dos exercícios fisioterapêuticos, o profissional especializado em uroginecologia usa a eletroterapia, terapias manuais e ginástica hipopressiva como formas alternativas de tratamento. Apesar de pouco conhecida, essa prática da fisioterapia pode servir aos mais diferentes tipos de pacientes. Tanto o homem que retirou recentemente um câncer de próstata e apresenta incontinência quanto uma mulher grávida que precisa de orientação para prevenir o problema".


Você não pode perder:

Atualizações em Reabilitação Cardiopulmonar
eBook de Fisioterapia Hospitalar Completo
Drive Virtual de Fisioterapia



COMENTE O POST

Coloque no Google Plus

About Dani

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Shopping