Atividades Físicas para a terceira idade







Idoso em atividade. Esse é o segredo

Cadeira de balanço para as horas de descanço. E olhe lá! Não é porque a velhice chegou que a falta de atividades físicas tem de vir à reboque. A prática de exercícios como hidroginástica, caminhadas, alongamento e musculação mantêm a qualidade dos músculos e nervos e, em conseqüência, preserva as demais funções do cotidiano.
"Alguns estudos recentes sobre terceira idade revelam que os exercícios com carga (musculação, por exemplo), têm efeitos benéficos na prevenção da osteoporose e da saúde óssea em geral", diz a a fisioterapeuta Kênia Guerra Baumann, da academia Triathon, em São Paulo. Quem optar por musculação deve atentar para cuidados com o peso e ritmo para que os exercícios não causaem problemas musculares, nas articulações ou cardiovasculares.

Riscos

Idosos que praticam atividade sem orientações especializadas estão sujeitos a problemas como lesões dos músculos, distensões e problemas articulares, principalmente de coluna e dos meniscos. Postura incorreta ou peso excessivo podem prejudicar as estruturas da coluna e, como se tratam de idosos, a recuperação é mais complicada porque as células do corpo estão em ritmo mais lento. Nos casos em que a pessoa tem osteoporose, o problema é ainda mais grave uma vez que as fraturas têm uma recuperação mais lenta.

Fonte: Terra

Você não pode perder:

Atualizações em Reabilitação Cardiopulmonar
eBook de Fisioterapia Hospitalar Completo
Drive Virtual de Fisioterapia



COMENTE O POST

Coloque no Google Plus

About Dani

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Shopping