Estimule a Atividade Física para os Idosos





http://gerenciamentodeclinicas.com.br/wp-content/uploads/2017/04/img-clinica-fisioterapia.jpg 

Para o idoso, a melhor coisa que se tem para preservar a saúde é se manter em atividade. Esse é o segredo da longevidade.

Cadeira de balanço para as horas de descanso. E olhe lá! Não é porque a velhice chegou que a falta de atividades físicas tem de vir à reboque. A prática de exercícios como hidroginástica, caminhadas, alongamento e musculação mantêm a qualidade dos músculos e nervos e, em consequência, preserva as demais funções do cotidiano.

Alguns estudos recentes sobre terceira idade revelam que os exercícios com carga (musculação, por exemplo), têm efeitos benéficos na prevenção da osteoporose e da saúde óssea em geral.. Quem optar por musculação deve atentar para cuidados com o peso e ritmo para que os exercícios não causa em problemas musculares, nas articulações ou cardiovasculares.

Idosos que praticam atividade sem orientações especializadas estão sujeitos a problemas como lesões dos músculos, distensões e problemas articulares, principalmente de coluna e dos meniscos. Postura incorreta ou peso excessivo podem prejudicar as estruturas da coluna e, como se tratam de idosos, a recuperação é mais complicada porque as células do corpo estão em ritmo mais lento. Nos casos em que a pessoa tem osteoporose, o problema é ainda mais grave uma vez que as fraturas têm uma recuperação mais lenta.

Então, se você algum idoso ao seu redor, estimule a atividade física com responsabilidade para que ele tenha uma melhor qualidade de vida!


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.