Games como NIntendo Wi ajudam na Fisioterapia




http://www.carci.com.br/blog/wp-content/uploads/2016/03/fisioterapia-promove-maior-independencia-e-melhoria-no-desenvolvimento-das-crian%C3%A7as-segundo-a-AACD_main.jpg

O game Nintendo Wii tem dado uma tremenda ajuda para a pesquisa na medicina. Por ser mais interativo que os outros consoles, ele permite a utilização em estudos de motricidade, fisioterapia e geriatria.

Uma pesquisa da Universidade de Memphis, publicada no site PLoS ONE, demonstrou um novo uso para o console. O doutor Rick Dale e seus colaboradores puderam acompanhar os movimentos de uma pessoa ao aprender uma tarefa. E conseguiram provar que um processo mental, como o aprendizado, interfere também no ajuste motor. Para tanto, apenas um computador foi necessário para medir a velocidade e a amplitude dos movimentos. E o sensor utilizado, presente nos jogos da Nintendo, é muito mais barato que os scanners que medem os movimentos em 3D.

Para os autores, o processo mental exigido no jogo, com os movimentos naturais, cria uma atmosfera de total envolvimento do jogador. E isso pode ser aproveitado em pesquisas, com a vantagem de a ferramenta de estudo poder ser encontrada em qualquer loja de eletrônicos.

Na Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburgh, foi apresentado recentemente um sensor gravitacional que consegue reproduzir, na tela do computador, movimentos em três dimensões muito mais realistas, eliminando trancos, fricção e outras interferências.

Esse sensor parece uma saladeira com um palito flutuando no meio. A movimentação do palito é mostrada na tela do computador com o deslocamento de um objeto, dando uma impressão bastante realista da sua ação tridimensional. Dez cópias desses  quipamentos serão distribuídas para grupos de pesquisa que utilizam campos gravitacionais para ler os movimentos, em vez de cabos e leitores ópticos.

A interatividade com movimentos naturais é um dos maiores avanços em prol da medicina na área dos jogos eletrônicos. É um caminho para maior aceitação do jogo como uma ferramenta de aprendizado, e que pode compensar parte dos efeitos psíquicos negativos dos jogos eletrônicos.

Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.