Tendinites que incomodam o tenista




https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjUJGGYZqwowPXq9gAW8Ofr4NOA5te6Cuf8pW1DYAizIhqz-yBpC1ajCtghWy-4gYxro3aaPLJkkx-1rIxN3unEf-JNXmYl3-ngS5L0T6dhh-P9WYCoXymCnJ8Gb9yIHdQbVnEAWwW_HxS5/s1600/Tendinite+de+golfista.jpg

Por definição, tendinites são inflamações que ocorrem nos tendões do organismo, decorrentes de esforços repetitivos ou de eventos traumáticos (como uma torção por exemplo). Mas este conceito ultimamente vem sendo modificado, e falaremos aqui sobre o que existe de novo neste tema com relação ao tênis.

Tendões são estruturas anatômicas que unem os músculos aos ossos, para que a ação muscular possa se fazer de maneira efetiva e adequada . Como qualquer outra estrutura do organismo, pode ser acometida por lesões, e entre elas as tendinites correspondem a algumas das mais frequentes no tênis.

Hoje existem escolas médicas que não classificam somente estas lesões como tendinites. Pode-se ter somente a inflamação da bainha que reveste o tendão, e então a patologia é conhecida como peritendinite. Quando existe um processo de desgaste crônico do tendão, pode-se caracterizar a tendinose, que basicamente pode ser traduzida como um envelhecimento de algumas fibras de colágeno (estrutura básica que compõe o tendão) pelo uso excessivo ou pelo próprio envelhecimento da estrutura tendinosa, ou ambos.

O sintoma principal das tendinites é a dor, que no caso do tênis (dependendo de qual região do organismo está acometida) pode ser exacerbada pelos movimentos de saque, direita e esquerda. O punho é a principal região afetada nos tenistas, e sempre que você tem um caso deste você deve investigar a empunhadura utilizada. Nos dias de hoje, principalmente entre as mulheres e os juvenis (para dar mais potência e efeito às jogadas) é comum o uso da empunhadura tipo Western. Na ocasião do contato com a bola, durante os golpes de direita, o punho se encontra muito rodado e ocorre um choque entre o final do cabo da raquete e uma região chamada eminência hipotenar. Isto faz com que as estruturas mediais da mão e do punho fiquem submetidas a sobrecarga, como mostra o desenho ao lado. Com o passar do tempo, e com a carga sempre presente, o tendão se desgasta e a dor ocorre.

Outra jogada que costuma causar tendinites no punho é o backhand com duas mãos, pois o punho (neste caso da mão oposta a mão dominante) se encontra desviado e ligeiramente extendido (figura 3), e na hora do impacto fica submetido a sobrecarga.

O tratamento pode ser feito com uso de anti-inflamatórios e imobilizações temporárias, seguido de um tratamento fisioterápico adequado aliado a um retorno progressivo ao esporte. Os casos que necessitam de correção cirúrgica são extremamente raros. Antes das cirurgias o médico pode dispor de infiltrações do local afetado, evitando que a medicação seja colocada diretamente na estrutura interna do tendão.

Outras articulações também estão sujeitas a sobrecarga, porém falaremos delas em outra oportunidade.

Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.