Conheça as Carótidas






Entre os inúmeros vasos que distribuem o sangue pelo corpo estão as carótidas, artérias que têm a importante função de conduzir o sangue até o cérebro. Cada indivíduo tem duas carótidas, uma de cada lado do pescoço, chegando à cabeça.

Ateroma, o inimigo nº 1 das carótidas

O problema mais grave que pode ocorrer nas carótidas é a dificuldade da passagem do sangue. É o sangue que "alimenta" todas as células do nosso corpo. Se uma artéria é obstruída e o sangue não atinge uma determinada parte do organismo sérias complicações podem surgir.

Para entender melhor como isso acontece compare as carótidas com uma grande ponte engarrafada. De um lado está você, dentro do carro ou de um ônibus, querendo chegar logo ao seu destino. Do outro lado da ponte está o seu chefe, cheio de trabalho e muito nervoso com o seu atraso. Se esta situação se repetir você poderá perder o emprego.

O mesmo ocorre com o cérebro. Se uma das carótidas estiver entupida (como um engarrafamento) o sangue não chegará na quantidade e no momento certos, prejudicando seu funcionamento.

A obstrução das artérias ocorre pelo acúmulo de gordura no sangue e é chamada de aterosclerose. Com o tempo, as placas de gordura, conhecidas como ateromas, vão impedindo a passagem do sangue. Em nosso exemplo, os ateromas são os carros, caminhões e ônibus que estão a nossa frente impedindo a passagem. A gordura dos alimentos, o cigarro e a falta de exercícios são alguns dos fatores que geram o entupimento das carótidas.

Os problemas causados por esse "entupimento" variam de acordo com a artéria em que isso acontece. Por exemplo, quando a artéria obstruída é a que leva o sangue ao coração ocorre o infarto; se o sangue não chegar aos rins surge a insuficiência renal; a obstrução de artérias nas pernas gera gangrena e se as placas de gordura se alojarem nas carótidas acontece o Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido popularmente como derrame.
Fatores de risco para aterosclerose

Por motivos diversos, algumas pessoas têm mais chances de serem acometidas pela aterosclerose. Os principais fatores de risco são:
tabagismo
hipertensão arterial
diabetes
colesterol
obesidade
ausência de atividade física regular
estresse


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.