Saiba mais sobre a Podoposturologia




http://www.sospalmilha.com.br/Imagens/img-ilustracao-podoposturologia.jpg

A reprogramação postural através de palmilha é um método que auxilia na abordagem preventiva e terapêutica. Teve origem na escola francesa e busca integrar os conhecimentos entre a influência dos pés e a postura.

As alterações nos padrões posturais observadas no exame de baropodometria, podem desencadear dores na região lombar, quadril, joelho, tornozelo e pé. Estas alterações podem ser prevenidas e tratadas através de um novo conceito denominado de palmilha postural. Este conceito utiliza os princípios da neurofisiologia humana.

Esta palmilha tem como objetivo, reduzir o pico de pressão e distribuir a força de reação do solo por toda a região plantar. Por estarem posicionadas entre o pé e o calçado, as mesmas aumentam a eficiência do controle postural durante a posição ereta, na caminhada e na corrida.

Pode também, ser inseridos elementos de EVA com espessura de um a quatro milímetros em locais pré-definidos pela avaliação baropodometrica e parâmetros posturais. Estes elementos fornecem informações ao sistema nervoso e, como resposta, o corpo produz um reequilíbrio através das reações reflexas dos músculos, corrigindo as assimetrias posturais, nivelando a bacia, diminuindo a torção do tronco, contribuindo para a melhora da congruência das articulações e amenizando a sobrecarga, principalmente na coluna vertebral.

As palmilhas mecânicas são indicadas para pé plano, pé cavo, calcâneo valgo, calcâneo varo, esporão de calcâneo, fascite plantar, tendinites, metatarsalgias, perna curta, hálux valgo e dores na região plantar.

A avaliação é realizada pelo baropodômetro eletrônico é equipamento desenvolvido para a análise dos pontos de pressão plantar exercido pelo corpo, tanto em posição estática quanto dinâmica (possíveis anomalias na marcha e na postura).

Consiste de uma plataforma barosensivel com sensores piezoelétrico com a mais alta concepção de tecnologia, conectado a um computador o qual utiliza um software apropriado para visualizar imagens coloridas e dados estatísticos, com um alto valor diagnóstico. Identifica agentes diretos ou indiretos que proporcionam ao indivíduo uma instabilidade corpórea, que mais tarde serão impressas sob a forma de gráficos ou planilhas. Utilizando um programa de software, através da plataforma baropodométrica é possível detectar a estabilidade do corpo no espaço, ou seja, as oscilações posturais e o equilíbrio por meio da quantificação da posição corporal em relação a sua base de suporte que assegura o centro de gravidade dentro do polígono de sustentação.

Na Europa, o Baropodômetro é muito utilizado também em exames com pacientes diabéticos, para detectar as áreas de maior pressão nos pés, podendo assim aliviá-la evitando a formação de úlceras e em casos mais graves, a amputação dos pés.

Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.