Efeitos e beneficios da fisioterapia aquatica





Também podendo ser chamada de hidroterapia ou hidrocinesioterapia, a fisioterapia aquatica cada vez mais ganha espaço em clínicas e centros de reabilitação.  São  exercícios terapêuticos realizados geralmente em piscina aquecida e coberta, com orientação total e restrita ao profissional de fisioterapia onde, através do uso de inúmeras técnicas de reabilitação, como o Watsu, Bad Ragaz, etc... associadas às propriedades físicas da água, principalmente a pressão hidrostática, flutuação, viscosidade e aos efeitos do calor, proporcionam aos pacientes efeitos fisiológicos que surgem imediatamente após a imersão.

Dentre os vários efeitos fisiológicos que acorrem no organismo do ser humano quando em imersão, está:
a vasoconstrição periférica, que aumenta o retorno do sangue venoso;
o aumento da pressão sobre os vasos linfáticos, que facilita a drenagem linfática ajudando no processo de resolução de edemas;
o aumento do suporte sangüíneo muscular, que juntamente com o calor da água, promove relaxamento muscular; além da melhora da capacidade respiratória, renal e hormonal.

Outro importante benefício que a terapia realizada em piscina proporciona é a retirada da carga das articulações imersas progressivamente, permitindo a intervenção reabilitadora quando o movimento articular sujeito à carga condicionada pela gravidade for proibida.

A fisioterapia aquática pode favorecer muitos benefícios adicionais aos efeitos a longo e curto prazo da terapia pôr exercício ativo regular e supervisionado.

Ela combina os componentes e vantagens de numerosas teorias de tratamento e técnicas de exercícios, proporcionando ao paciente:

# alívio da dor e espasmos musculares;

# manutenção ou aumento da amplitude de movimento articular;

# fortalecimento muscular e treino de resistência;

# reeducação dos músculos paralisados;

# melhora na circulação e diminuição de edemas;

# manutenção e melhora do equilíbrio, propriocepção, coordenação e postura;

Além de haver um encorajamento das atividades da vida diária e uma sensação de bem estar físico e psicológico
pois a água propicia relaxamento e tranquilidade.

Consulta a página: www.fisioterapiaaquatica.com.br


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.