Fisioterapia no Pré e Pós Parto






Imagem relacionada

Antigamente a gestação era tratada de uma forma muito diferente dos dias atuais. As gestantes eram estimuladas a fazer uma dieta hipercalórica e a fazer repouso. Hoje em dia a preparação para o parto é feita de forma bem diferente e mais consciente.

O acompanhamento durante a gravidez começa desde os primeiros meses de gestação onde se leva em consideração o acompanhamento nutricional com muita fruta, legumes e a ingestão de água, para que se tenha um ganho ponderado de peso e previna edemas e picos altos de pressão arterial.

Durante a gravidez o corpo sofre varias mudanças como o aumento da cintura, do quadril, das glândulas mamárias; há uma mudança do centro de gravidade, aumentando a curvatura lombar promovendo muitas dores lombares e em alguns casos até mesmo piçamento do nervo ciático (lombociatalgia); compressão do diafragma pelo útero aumentando, causando dificuldade respiratória; o eixo do estômago é alterado para a horizontal, dificultando a digestão; aumento da freqüência cardíaca e do volume de sangue; alteração hormonal, os ossos e a musculatura ficam mais frágeis; há um aumento do líquido corporal provocando edema em membros.

A fisioterapia no pré-parto prepara a gestante utilizando-se de exercícios de fortalecimento para a musculatura perineal, membros superiores e inferiores através de exercícios isométricos e aeróbicos; alongamentos; exercícios de correção postural, favorecendo o equilíbrio corporal da gestante; técnicas de respiração para parto; drenagem linfática, prevenindo e ou evitando transtornos circulatórios.

O objetivo da fisioterapia pré e pós-parto é garantir à gestante uma gravidez mais saudável e tranqüila.

Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.