O Auto Exame das Mamas





O Auto Exame das Mamas leva apenas alguns minutos e você só precisa fazer uma vez por mês.

Muitas mulheres tem "medo" de fazer o Auto Exame mas ele é a melhor e mais fácil maneira de se diagnosticar os tumores de mama nas fases iniciais.

• Quando fazer
Se você tem menstruações faça o exame uma semana após acabar o fluxo. Se você não tem, marque um dia do mês, por exemplo, dia primeiro, e faça o exame sempre neste dia.

• Eu não encontro nada !!!
A finalidade do exame não é "encontrar" alguma coisa, mas acostumá-la a examinar a sua mama. Quanto mais você fizer, mais conhecerá sua mama. Isto permitirá que você encontre uma "mudança" e possa avisar o seu médico.

• Na Frente do Espelho
Primeiro fique em pé em frente ao espelho e examine atentamente suas mamas. Observe as formas, a cor e textura da pele. Levante os braços devagar olhando atentamente a imagem no espelho.

• No Chuveiro
Levante seu braço esquerdo e o coloque atrás de seu pescoço. Com a mão direita esticada examine a mama esquerda. Use as polpas de seus dedos e não as pontas ou as unhas. Não faça o movimento de "pegar alguma coisa" mas sim de "sentir" a mama. Repita o movimento na outra mama.

• Após o Banho
Aperte gentilmente seus mamilos ( bicos do seio ) e observe se sai algum líquido.

• Quando Avisar seu Médico
Mudanças na forma ou coloração das mamas
Pele tipo "casca de laranja"
Nódulos ou caroços
Líquido que sai dos mamilos

• Não Entre em Pânico
Lembre-se: o que você vê ou sente em sua mama não significa que você tenha câncer mas é um sinal importante para você procurar o seu médico.

• Somente o Auto Exame é suficiente?
Não. Toda mulher deve visitar o ginecologista pelo menos uma vez ao ano quando fará o exame ginecológico. Mulheres acima de 40 anos devem também fazer a Mamografia que é, atualmente, o melhor método para o diagnóstico do câncer de mama mesmo antes dele ser palpado.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.