Bursite Posterior do Tendão de Aquiles




A bursite posterior do tendão de Aquiles (deformidade de Haglund) é uma inflamação da bursa (saco cheio de líquido) localizada entre a pele do calcanhar e o tendão de Aquiles (o tendão que fixa os músculos da panturrilha ao osso). Esse distúrbio ocorre principalmente em mulheres jovens, mas pode ocorrer também em homens.

O ato de caminhar pressionando repetidamente o tecido mole sob o calcanhar contra o suporte traseiro rígido de um calçado pode agravar o problema. Inicialmente, ocorre o desenvolvimento de um um ponto sensível, endurecido e levemente avermelhado na parte posterior do calcanhar. Quando este aumenta de tamanho, a bursa inflamada aparece como uma proeminência avermelhada sob a pele do calcanhar, causando dor na região e também acima dela. Se o distúrbio tornar-se crônico, o inchaço pode endurecer.

O tratamento visa a redução da inflamação e o ajuste da posição do pé no calçado para aliviar a pressão sobre o calcanhar. Calcanheiras (almofadas de espuma de borracha ou de feltro colocadas sob o calcanhar) podem ser colocadas nos calçados para eliminar a pressão com a elevação do calcanhar. O alargamento da parte posterior do calçado ou a aplicação de um acolchoamento em torno da bursa inflamada pode ser útil.

Algumas vezes, são fabricados calçados especiais para ajudar no controle dos movimentos anormais do calcanhar. Se essas medidas não surtirem efeito, antiinflamatórios nãoesteróides (p.ex., ibuprofeno) podem aliviar temporariamente a dor e a inflamação, assim como injeções de uma mistura de corticosteróides e anestésicos locais na área inflamada. Quando esses tratamentos não forem eficazes, uma parte do calcâneo pode ser removida cirurgicamente.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.