Artrite Reumatóide




Foto das mãos de uma paciente com artrite reumatóide. Observar o desvio ulnar dos dedos e a deformidade do tipo pescoço de cisne (swan neck - hiperextensão articulação interfalangina proximal com flexão da interfalangiana distal) ao lado temos esquematizada a ilustração de outra manifestação comum a chamada "boutonniere" ( Flexão da interfalangiana proximal com hiperextensão da interfalangiana distal).

Deformidade das Articulações

A deformidade articular na artrite reumatóide se desenvolve ao longo do tempo devido a lesão provocada pelo processo inflamatório que atinge as cartilagens, os ligamentos e os ossos que compoem a articulação. O processo inflamatório leva a proteólise das cartilagens e os ligamentos são enfraquecidos.

As articulações das maõs e dos pés são acometidas com frequência (cerca de 10% dos pacientes irá desenvolver deformidades das articulações das mãos e dos pés nos dois primeiros anos de doença).

Rigidez Articular

Tipicamente a rigidez articular na artrite reumatóide é mais pronunciada pela manhã, ao exame físico a rigidez articular é observada pela limitação nos movimentos.

Imagem dos pés da mesma paciente. As articulações metatarsofalangianas apresentam-se inflamadas na maioria dos pacientes e devido também ao excesso de peso que suportam acabam por se deformarem ao longo do tempo.





Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.