Fisioterapia avança no tratamento das dores nas costas, que atingirão 80% da população






A estimativa impressiona: dados da Organização Mundial da Saúde apontam que 80% da população mundial terão dores nas costas em um determinado momento da vida. Para prevenir e tratar o problema, o Centro de Longevidade Golden Spa, em Brasília, conta com uma unidade de Ginástica Corretiva. A técnica, de origem italiana, atua na prevenção e no tratamento individualizado de pessoas com desarmonias, dores e desvios na coluna como escoliose, cifose, lordose, dentre outros.

O fisioterapeuta e mestre em Ciências da Reabilitação Sérgio Thomaz explica que posturas erradas adotadas por um longo período do dia proporcionam sobrecarrega sobre os músculos e as articulações. "Isso conduz a um quadro de estresse e, conseqüentemente, dores. O fato é que o cérebro passa a entender essas posturas como uma posição corporal correta, o que dificulta a correção", descreve.

Formado no método em Milão, Sérgio é o único profissional habilitado em Ginástica Corretiva na capital federal. As sessões individuais promovem a reeducação através da orientação postural associada a exercícios de alongamento e fortalecimento muscular. Uma das vantagens é o aprendizado fácil, com possibilidade de continuidade. "A técnica tem o objetivo de conscientizar o paciente, para que ele procure um equilíbrio próprio e siga o seu processo de forma independente", comenta o especialista.

Esparadrapos Terapêuticos - O tratamento pode ser complementado por outras técnicas, como é o caso da Reprogramação Músculo-Articular (RMA), criada no Japão e já disseminada em vários países. Conhecida como técnica do esparadrapo, ela utiliza adesivos chamados de "células reprogramadoras", que são dispostos em locais específicos após a anamnese.

De acordo com Dr. Sérgio, uma das adeptas à terapia é a jogadora de vôlei Leila Barros que, com o treino intensivo, usa o procedimento para normalizar a amplitude do movimento e para melhorar o tônus muscular. Seu emprego possui comprovada eficácia no tratamento de alterações do sistema músculo-esquelético e não possui contra-indicações. Há resultados que demonstram a resolutividade também no tratamento de Lesões por Esforços Repetitivos.




Você não pode perder:

Atualizações em Reabilitação Cardiopulmonar
eBook de Fisioterapia Hospitalar Completo
Drive Virtual de Fisioterapia



COMENTE O POST

Coloque no Google Plus

About Dani

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Shopping