Hérnia de disco e suas consequências






A médica Mariângela R. C. passou dez meses em uma cadeira de rodas, depois de ter fraturado o fêmur em um acidente.

Quando voltou a andar, começou a sentir dores lombares. Ela conta que sentia dor quando se abaixava, "uma espécie de pinçada na coluna".

Fez inúmeras avaliações ortopédicas, com profissionais de diferentes especialidades, passando por vários tratamentos.

Foram vários anos de sofrimento. Neste período, as dores que sentia com a hérnia de disco a deixavam incapacitada ao trabalho.

O distúrbio se forma quando o anel fibrocartilaginoso, uma espécie de "amortecedor" que fica entre as vértebras da coluna amenizando os impactos sofridos, se degenera e inflama.

"Isso acontece quando o núcleo desse anel se desloca e comprime as raízes nervosas, provocando dores que podem ser irradiadas nas costas ou nos membros inferiores", explica o neurocirurgião Osmar José dos Santos de Moraes, da Sociedade Brasileira de Coluna Vertebral.

Segundo o reumatologista Valdelírio Feijó Azevedo, a principal causa da hérnia se dá, principalmente, pelo enfraquecimento muscular causado por vida sedentária, postura inadequada ou esforços físicos exagerados. Apesar de quase sempre estar associado a cirurgias potencialmente "complicadas", o distúrbio, conforme o médico, pode ser resolvido clinicamente em cerca de 80% dos casos.

O tratamento clínico consiste em repouso e o uso de analgésicos, antiinflamatórios e relaxantes musculares. "Uma fisioterapia consistente é importante faz parte da terapêutica para controlar as dores e ajudar a solucionar o problema", adianta o especialista.

Dor insuportável

"Não via a hora de voltar às minhas atividades normais", conta a estudante Regiane Pontarolli, que sofria desde criança. Os principais sintomas, além das dores, eram o cansaço e o desânimo. Depois de passar por diversas sessões de fisioterapia e alongamento da musculatura, a jovem conseguiu, por meio de tratamento clínico ficar longe do incômodo.

De acordo com sua família, a jovem considerou o procedimento cirúrgico como sendo a última solução para o seu caso. Só que, de acordo com Azevedo, nos casos de lesões neurológicas mais graves, onde a dor se torna "insuportável" e existe a perda ou a atrofia da força muscular, só a cirurgia resolve.

Foi o que aconteceu com o representante comercial Ângelo Luiz Bendack, que depois de peregrinar por consultórios durante dois anos, descobriu que tinha uma hérnia de disco e que precisava operá-la.

"Eu já não tinha mais força na perna esquerda e qualquer caminhada me deixava com dores insuportáveis", conta. Depois da cirurgia, o vendedor passou algum tempo sem fazer grandes esforços, precisando usar um incômodo colete ortopédico, mas se mantém otimista: "Só de saber que não vou mais sentir aquelas dores terríveis, sei que valeu a pena", comemora.

Indicação precisa

O médico Mauro Carbonar, especialista em acupuntura, afirma que a especialidade é uma importante aliada nos tratamentos das dores lombares, como as da hérnia de disco.

Segundo ele, as agulhas colocadas no tecido subcutâneo emitem para o hipotálamo - região do cérebro que produz um hormônio com a função analgésica e antiinflamatória - impulsos motores que são devolvidos para a corrente sanguínea, interrompendo o ciclo da dor e atuando como analgésico natural do corpo.

Para o médico, a acupuntura é uma excelente opção, podendo ser o tratamento de escolha ou estar associada a outros tipos de terapias para aliviar ou curar dores lombares.

A partir do diagnóstico da causa da dor, é possível avaliar qual tipo de esforço ou exercício a pessoa está liberada para fazer. Nesses casos, o alongamento é fundamental para o bom desempenho dos músculos e articulações.

Também devem ser feitos antes de qualquer atividade física, porque preparam a musculatura para o esforço para o qual será exigida em seguida. Segundo Carbonar, isso vale até para aquela caminhada que parece ser completamente inofensiva.

Valdelírio Azevedo reconhece que, quando bem indicada e se o disco estiver comprimindo mecanicamente a raiz nervosa, em geral, o resultado é o alívio imediato da dor e do desconforto.

"O grande segredo da cirurgia na coluna como um todo e principalmente na hérnia de disco é a indicação precisa", ressalta. Uma vez localizado o nervo que está com o diâmetro reduzido devido a compressão exercida por parte do disco que extravasou, é só corrigir o defeito mecânico para obter alívio completo da dor.

No entanto, os especialistas advertem que existe um mecanismo inflamatório que ainda não é bem conhecido e que, às vezes, compromete o resultado favorável das cirurgias.

De olho nos fatores de risco

* Envelhecimento

Processo natural de contínua perda de líquidos e proteínas.

* Genética

Predisposição herdada pela degeneração acelerada dos materiais do disco vertebral.

* Obesidade

O sobrepeso do corpo aumenta o impacto da coluna.

* Sedentarismo

A falta de exercícios acarreta a perda da força muscular do tronco e diminuição da sustentação da coluna.

* Tabagismo

O fumo diminui o fluxo de sangue e dos nutrientes necessários para a reparação dos discos.

* Atividades a serem evitadas no trabalho

Longos períodos na posição sentada, levantar objetos pesados de forma errada, posição do corpo curvada, exercícios físicos pesados, movimentos repetitivos.

É hora de procurar ajuda

* Quando uma lesão moderada ocasionar debilidade, fraqueza, adormecimento imediato em uma ou ambas as pernas.

* Quando apresentar dores nas pernas, acompanhadas de debilidade, formigamento ou adormecimento persistente.

* Ao sofrer de dores constantes nas costas, acompanhadas de dores ao urinar ou que aumentem em intensidade durante várias semanas.

* Ao sofrer dor muscular severa nas costas e contrações musculares.

* Quando apresentar perda de controle intestinal e da bexiga

Você não pode perder:

Atualizações em Reabilitação Cardiopulmonar
eBook de Fisioterapia Hospitalar Completo
Drive Virtual de Fisioterapia



COMENTE O POST

Coloque no Google Plus

About Dani

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Shopping