O uso do ultra-som para fisioterapia





O ultra-som é um dos recursos terapêuticos mais utilizados pelos fisioterapeutas para o tratamento das mais diversas disfunções. Originalmente, o ultra-som foi produzido através de um cristal de quartzo vibrante submetido a uma corrente de alta freqüência. Hoje, são utilizados cristais cerâmicos sintéticos. A vibração dos cristais aciona as partículas do meio, produzindo ondas por compressão e descompressão. As ondas ultra-sônicas ao penetrarem no tecido provocam uma vibração a nível celular (micromassagem), acelerando a velocidade de difusão de íons através da membrana celular. Com isto, tem-se um aumento da permeabilidade da membrana, e uma aceleração dos processos osmóticos. Promove aumento da extensibilidade de estruturas colágenas, aliviando a dor e diminuindo a rigidez articular. O ultra-som terapêutico caracteriza-se por apresentar uma freqüência de 1 ou 3 MHz. O controle da freqüência proporciona ao terapeuta o controle da profundidade a ser atingida pela energia. O ultra-som de 1 MHz tem sido utilizado para aquecer estruturas mais profundas enquanto o ultra-som de 3 MHz tem sido utilizado para aquecer estruturas superficiais.


EFEITOS

Regeneração tissular e reparação dos tecidos moles (efeito fibrinilítico);
Neovascularização com conseqüente aumento da circulação, rearranjo e aumento da extensibilidade das fibras colágenas;
Redução de espasmos musculares;
Aumento da circulação sanguínea;
Resolução de processos inflamatórios crônicos;
Fonoforese: habilidade do ultra-som em incrementar a penetração de fármacos específicos através da pele. Pode ser associado a substâncias lipolíticas como a cafeína, sendo valioso recurso terapêutico para o combate à gordura localizada.


INDICAÇÕES

Disfunções osteomioarticulares (luxações, fraturas, contraturas, espasmos musculares);
Condições inflamatórias agudas e crônicas;
Pós-operatório de cirurgias plásticas (O aumento da permeabilidade das membranas celulares associado com o estímulo circulatório favorece os intercâmbios celulares e a reabsorção de líquidos e resíduos metabólicos);
Gordura localizada (Fonoforese);
Fibro edema gelóide;


CONTRA-INDICAÇÕES

Aplicação direta sobre áreas isquêmicas, tromboflebites e varizes;
Aplicação direta sobre endopróteses e implantes metálicos;
Aplicação direta sobre útero gravídico, gônadas, área cardíaca, olhos e placas epifisárias;
Neoplasias;
Hemofilia.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.