Fibrose cística






fibrose cística é uma doença, é hereditáriaa e afeta tanto homens quanto mulheres. Esta doença genética faz com que determinadas glândulas produzam secreções anormais, sendo no trato digestivo, pulmões e também no sistema reprodutor onde a sintomatologia á mais grave e incapacitante.

O diagnóstico pode ser confirmado através da dosagem de sódio e cloro no suor e também de exame de sangue, DNA e o exame dopézinho que se faz ao nascer. 

Os sintomas são muito variados, mas por alterar a composiçaõ química de todas as glândulas que produzem alguma secreção desde prodção do suor até da bile pelo pancrêas. E em relação ao aparelho digestivo, é comum a insuficiência pancreática, ocasionando a síndrome de má-absorção, cirrose biliar, obstrução intestinal e, frequentemente refluxo.

No âmbito do aparelho reprodutor, nas mulheres, o muco vaginal é espesso e com características bioquímicas alteradas dificulta a sobrevivência do espermatozóide resultando em infertilidade. Nos homens ocorre uma baixa na produção dos espermatozóides ou simplesmente a ausência da produção.

Entre os sintomas otorrinolaringológicos da Fibrose Cistica, descreve-se a produção de secreção salivar espessa ainda na infância, com dilatação e fibrose dos ductos glandulares.

As principais causas de morte entre os pacientes com Fibrose Cistica está relacionada à insuficiência respiratória e à desnutrição derivada da síndrome de má absorção.

O tratamento dependerá da idade do paciente e do grau de evolução da doença, mas os objetivos do tratamento será sempre a manutenção adequada do estado nutricional e tratamento das complicações especialmente pulmonares. A fisioterapia é um dos principais pilares no tratamento do paciente com fibrose cística que contribui para a qualidade de vida, estimulando a atividade física e fornecendo suporte psicosocial.


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.