Peso da bolsa pode causar desvios graves na coluna







A maioria das mulheres tem aquela bolsa onde se acha de tudo um pouco. São as chamadas "maxibolsas". Diante de uma vida agitada das mulheres modernas, é comum ver nas ruas o uso dessas bolsas enormes. Moda que deve sumir do guarda-roupa, melhorando consideravelmente a saúde feminina.

O que muitas dessas mulheres não sabem é o dano que estão causando ao próprio corpo ao usar esse tipo de acessório. "O peso excessivo nos ombros pode causar inflamações nos tendões, dores na coluna e até mesmo desvios graves", alerta o ortopedista Vicente Carlos Franco Macedo.

As bolsas com mais de 10% do peso total do corpo são prejudiciais à saúde. Ao carregá-las por horas contínuas, há uma sobrecarrega desproporcional na coluna. "Entre os riscos estão problemas de postura, como escoliose postural, um desvio da coluna vertebral que pode ser cervical, torácica ou lombar; lordose, que é o aumento da curvatura lombar, e a cifose, conhecida popularmente como corcunda, quando a pessoa joga os ombros para a frente", afirma o ortopedista.

A tendência da moda para o outono-inverno deste ano são as "minibolsas", que vêm aliar elegância e saúde. Com espaço pequeno, mas suficiente para carregar um celular, chave, cartão de crédito, dinheiro e RG, a minibolsa promete cair no gosto das mulheres, seja no modelo de alça comprida ou do tipo transversal. "A alça transversal é o modelo ideal para que as mulheres não tenham problemas na coluna e nos ombros", conclui Vicente.

Mas se a nova tendência em bolsas agrada em cheio aos médicos, o mesmo não se pode dizer dos sapatos. Nas últimas temporadas, a moda tem impulsionado cada vez mais as mulheres a viverem nas alturas, e agora não será diferente. Mas o ortopedista deixa um alerta. "O cuidado com o tamanho e o tempo de uso do salto deve ser redobrado, sendo que saltos maiores do que três centímetros causam deformidades ósseas permanentes, devido à mudança muscular ocasionada pelo uso constante do salto alto", alerta.

Segundo o ortopedista, os músculos da parte de trás da perna ficam mais curtos e os da frente, mais longos. O fato de algumas pessoas sentirem desconforto instantâneo ao usar um sapato de sola plana, como o tênis, é devido ao mau costume. A melhor receita para se sentir melhor é intercalar o uso de salto alto e sola plana, para manter a musculatura num estágio intermediário.


Você não pode perder:

Atualizações em Reabilitação Cardiopulmonar
eBook de Fisioterapia Hospitalar Completo
Drive Virtual de Fisioterapia



COMENTE O POST

Coloque no Google Plus

About Dani

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Shopping