Anatomia do Pé em 3D




Estrutura do esqueleto complexa, responsável por funções variadas como apoio, equilíbrio, impulso, absorção de impacto e postura. Possui acção coordenada de 26 ossos, dezenas de articulações, ligamentos, músculos e tendões, além da rede neuro vascular responsável pela nutrição e integração central destas estruturas cutânea e subcutâneas que têm funções e diferenciações específicas do pé (sola, calcanhar e unhas).

Diante desta variedade de estruturas e funções é normal que a dança submeta os pés a uma série de problemas em virtude da sobrecarga de movimentos extremos e de alto impacto.

Os 26 ossos do pé são classificados segundo sua localização:

1 - Posteriores – Tálus e calcâneo

2 - Medianos – cubóide, naricular e 3 cuneiformes

3 - Anteriores – 5 metatársicos e 14 falanges

Além desses ossos principais, o pé pode apresentar m número variável de ossículos acessórios e sesamóides.

Os ossos são mantidos unidos por cápsulas e ligamentos que estabilizam as estruturas e com a ajuda dos músculos a manutenção do formato em arco (longitudinal e transverso) são vitais para a dissipação da pressão do impacto.

Quando o equilíbrio entre as estruturas é rompido em qualquer nível, por falha, insuficiência muscular, trauma ou alteração anatómica, sinais locais e à distância podem aparecer com piora progressiva ou por crises frente ao esforço repetitivo.

Assim, temos lesões que variam desde calosidades dolorosas (agudas ou crônicas) até fractura de stress, passando por tendinites, contracturas musculares, sinovites, neurites, edema e entorses frequentes.

Apresenta 3 grupos musculares, que vindo da perna se inserem no pé ( músculos extrínsecos), controlando sua acção.

1 - Posterior – tibial posterior, flexor longo hálux e flexor longo artelhos

2 - Lateral – Fibular longo e curto

3 - Anterior – Tibial anterior, extensor longo hálux e extensor longo artelhos

Apresenta ainda os músculos intrínsecos que se originam e se inserem no próprio pé, como o músculo extensor curto do hálux e mais 15 pequenos músculos.

Diante disso fica clara a importância da correcção e prevenção das lesões do pé, sendo muito importante o diagnóstico da alteração ou lesão anatómica/funcional que geram o processo. A correcção destas patologias evita, inclusive, a extensão do desequilíbrio às estruturas superiores do esqueleto (coluna).

A articulação do tornozelo está entre o tálus, tíbia e fíbula. A estabilidade medial é dada pelos músculos tibiais anterior e posterior, pelo músculo flexor longo dos artelhos pelo músculo flexor longo do hálux. A estabilidade lateral é garantida pelos músculos fibulares, ligamento talo-fibular e calcâneo-fibular.

A manutenção da postura erecta é obtida através da tensão passiva dos músculos posteriores do corpo, principalmente pelo músculo solear.

TIPOS DE PÉS

Os 2 arcos do pé são o longitudinal e o transverso. O suporte extrínseco é dado pelos músculos da perna e o intrínseco pelos ligamento e musculatura do pé.

O pé plano ocorre pela quda do arco longitudinal do pé. Os ossos do tarso tendem a formar uma linha recta em vez de um arco, perdendo a função de amortecimento.

No pé cavo, o arco longitudinal é muito acentuado, há excesso de pressão nas cabeças dos metatarsianos que estão abaixadas, com formação de calosidades e fascite plantar por processo de corda de arco.

O arco transverso do pé é formado pelos 5 metatarsianos. Com sua queda, as cabeças do 2º ao 4º metatarsianos passam a tocar o solo, ocorrendo a contractura do m. adutor do hálux. Pode haver a formação do hálux valgus. O apoio anormal dos metatarsianos leva também à formação de calosidades plantares e à metatarsalgia crónica. A persistência dessas alterações leva à artrose precoce.

INCIDÊNCIAS E FRACTURAS NA DANÇA

Todos os ossos do pé estão vulneráveis, pelo constante trauma directo entre o pé e o chão, mas as fracturas de calcâneo e talus são mais raras, sendo mais observadas as fracturas das falanges dos artelhos.

Fracturas por stress na dança

Ocorrem mais no 2º e no 5º metatarsianos. Ocorrem quando o osso é submetido a frequentes micro traumas. Não há uma história de trauma específico, mas sim dores inesperadas já há um certo tempo.

As chamadas "síndromes"do pé são percebidas quando surgem manifestações de:

Mialgia

Tendinite

Neurite

Distensão

Bursite de calcâneo

Fascite plantar

Metatarsalgia

Calcâneo doloroso

Dor no antepé

Sesamordite

Calosidade

Todas as ocorrências citadas acima requerem tratamento imediato com o diagnóstico médico e tratamento fisiocráticas, mas para evitar lesões o melhor caminho é a prevenção, com o trabalho diário de aquecimento, alongamento, fortalecimento muscular e consciência corporal.

Clique aqui e veja a imagem em 3D

Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.