Hálux Valgo ou joanete





O Hálux Valgo, popularmente chamado de "joanete", é uma deformidade articular do primeiro dedo do pé, chamado de Hálux. Esta alteração se dá por uma inclinação do dedo no sentido de aproximação com o segundo dedo.

Inicialmente a alteração é discreta, mas os primeiros sinais são dor e vermelhidão na região da articulação entre o metacarpo e a falange do Hálux. Também pode-se observar uma proximidade maior do Hálux com o segundo dedo. Em casos mais graves, o Hálux chega a ficar sobreposto com o segundo dedo, o que gera muita dor e um comprometimento funcional e social.

São consideradas como principais causas o calçado, que pode influenciar negativamente quando o seu formato empurra ainda mais o primeiro dedo (Hálux) em direção ao segundo. O pé plano, conhecido como "pé chato", também pode contribuir para o aparecimento da "joanete".

Ao detectar o aparecimento das primeiras alterações, deve-se procurar um especialista, podendo ser um ortopedista ou fisioterapeuta, para receber orientações e tratamento. Em casos severos, a cirurgia pode ser a única forma de correção. O tratamento conservador é feito a base de fisioterapia e orteses posicionadoras.

É importante observar continuamente as áreas sensíveis no pé e ficar atento a qualquer alteração para, então, procurar auxílio no início da deformidade.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.