Hálux Valgo ou joanete







O Hálux Valgo, popularmente chamado de "joanete", é uma deformidade articular do primeiro dedo do pé, chamado de Hálux. Esta alteração se dá por uma inclinação do dedo no sentido de aproximação com o segundo dedo.

Inicialmente a alteração é discreta, mas os primeiros sinais são dor e vermelhidão na região da articulação entre o metacarpo e a falange do Hálux. Também pode-se observar uma proximidade maior do Hálux com o segundo dedo. Em casos mais graves, o Hálux chega a ficar sobreposto com o segundo dedo, o que gera muita dor e um comprometimento funcional e social.

São consideradas como principais causas o calçado, que pode influenciar negativamente quando o seu formato empurra ainda mais o primeiro dedo (Hálux) em direção ao segundo. O pé plano, conhecido como "pé chato", também pode contribuir para o aparecimento da "joanete".

Ao detectar o aparecimento das primeiras alterações, deve-se procurar um especialista, podendo ser um ortopedista ou fisioterapeuta, para receber orientações e tratamento. Em casos severos, a cirurgia pode ser a única forma de correção. O tratamento conservador é feito a base de fisioterapia e orteses posicionadoras.

É importante observar continuamente as áreas sensíveis no pé e ficar atento a qualquer alteração para, então, procurar auxílio no início da deformidade.

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.