A atuação da Fisioterapia






 Resultado de imagem para fisioterapia

A fisioterapia atua no processo de reabilitação física do indivíduo visando sua qualidade de vida e seu bem estar físico, através da recuperação de suas funções físicas.

Atua também na prevenção de diversas patologias e lesões que acometem o sistema locomotor, assim como suas recidivas, através de vários métodos, dentre outros, o alongamento e o fortalecimento da musculatura, a Massoterapia, o RPG (Reeducação Postural Global), e também através das orientações que o Fisioterapeuta passa aos seus pacientes.

O tratamento fisioterápico já se tornou imprescindível para os pacientes de patologias ou traumas musculares e osteomusculares, pois sem este, grande parte dos pacientes não teriam condições de recuperar toda a função ou movimento lesionado, ou levariam um maior tempo para tal recuperação.

Assim, a fisioterapia acelera o processo de cicatrização, contribui na redução do processo inflamatório, previne e/ou reduz as aderências, que limitam a amplitude do movimento dos tecidos que sofreram algum tipo de trauma. Ela evita também, possíveis complicações que poderiam surgir após cirurgias ou longos períodos de imobilização, e alivia os quadros dolorosos.

Existem certos casos cirúrgicos que dependem do tratamento fisioterápico para obter o resultado desejado, como no caso de cirurgias de joelho. Nas patologias reumatológicas, tais como artrite, artrose, gota, bursite e outras, ela ajuda a reduzir sua progressão e a minimizar seus incômodos, onde a rigidez articular, a dor e a inflamação estão sempre presentes e tendem a progredir.

Portanto, a Fisioterapia tem importância fundamental no processo de cura, tanto pré e pós-operatória quanto pós acidente, bem como nas patologias osteomusculares e nas auto-degenerativas.

O tratamento fisioterápico, seja de cura e/ou de prevenção utiliza diversos recursos terapêuticos, que são escolhidos de acordo com as metas do tratamento e com os problemas que o paciente apresenta. Dentre outros, podemos citar a Cinesioterapia, a Termoterapia, a Crioterapia, a Eletroterapia, a Massoterapia e a Terapia Fisio-energética.

A Cinesioterapia utiliza técnicas e exercícios terapêuticos que, de acordo com a necessidade, fortalecem a musculatura que está fraca, alongam a que está tensionada e tracionam e mobilizam as articulações presas. Ela proporciona equilíbrio muscular e articular, reduzindo os desconfortos causados por tal desequilíbrio.

A Termoterapia trata através do calor, ajudando a relaxar a musculatura retraída e aumentando o seu metabolismo.

A Crioterapia trata pelo frio (gelo), contendo a inflamação e anestesiando a dor.

A Eletroterapia utiliza a corrente elétrica, que dependendo de sua modulação, pode funcionar como um analgésico para a região dolorida, como também pode estimular e fortalecer as fibras musculares lesionadas.

A Massoterapia é muito utilizada para o relaxamento da musculatura presa e para realizar a drenagem linfática. Entretanto, ela muito eficiente para o alívio de dores articulares e musculares, bem como para ativar a musculatura e melhorar a circulação.

A Terapia Fisio-Energética é especialmente indicada em casos de problemas osteo-musculares, incluindo os de origem psico-emocional, tais como as doenças auto-degenerativas (artrite reumatóide, artrose, fibromialgia, dentre outras).

Existem também as manipulações, que são técnicas manuais que realizam mobilizações e alongamentos passivos e trações das articulações, principalmente na coluna cervical e lombar.

Assim, o papel da Fisioterapia é de extrema importância no processo de cura, pois ela intensifica a recuperação física, contribui para a máxima melhora das funções lesionadas, para a recuperação dos movimentos e melhora da dor.

Consequentemente, ela proporciona bem estar físico geral. Na sua função preventiva, ela contribui também, para uma vida saudável e plena, sobretudo a partir da plenitude da realização física, quando começa o "entardecer da vida".
Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.