No Youtube 19: Exercícios para Fibromialgia em idosos








As limitações impostas ao idoso pelo avanço de idade e declínio de sua capacidade funcional trazem consequências que refletem no ambiente em que ele está inserido, comunidade, família e seu domicílio. O ambiente domiciliar agrega valores econômicos, sociais, afetivos e de saúde exercendo influência na vida do idoso e no seu bem-estar.

A especialidade de geriatria na fisioterapia tem como função promover a recuperação física da melhor idade, como consequências do avanço da idade desses pacientes a diminuição de massa muscular e a perda da agilidade e outros problemas que aparecem junto a idade é inevitável, por esse motivo procurar um fisioterapeuta para tratar esses problemas é importante.

Com o auxilio dos exercícios propostos pelo fisioterapeuta o paciente da terceira idade começa a apresentar melhora em seus movimentos, criando o equilíbrio necessário para evitar as quedas que nessa idade são muito frequentes, principalmente pela diminuição da densidade óssea.

A fibromialgia é uma patologia caracterizada por uma dor excessiva que se espalha pelo corpo, atingindo principalmente o tecido mole da nuca, região lombar, tórax, cotovelos, quadris, joelhos e canelas. Essa doença apresenta sintomas como depressão, fadiga e distúrbios do sono.

Esse problema acomete mais as mulheres e, infelizmente, a causa da fibromialgia é desconhecida. Porém, alguns hábitos simples que podem ser adotados no cotidiano de qualquer pessoa, são capazes de controlar a fibromialgia e devolver a independência e qualidade de vida do paciente.

Veja o vídeo abaixo com alguns exercícios para ajudar idosos com essa patologia:



Confira atividades que auxiliam no tratamento da fibromialgia:

Caminhada

Realizar caminhada diariamente de 30 a 45 minutos é uma atividade que, além de melhorar a saúde do coração, minimiza as dores da fibromialgia e a depressão.

Natação e Hidroginástica

Exercícios na água são capazes de melhorar a capacidade física e a respiração do indivíduo, mas é importante ressaltar que a água deve estar aquecida, já que água fria contrai a musculatura do corpo e causa dor.

Alongamento

Se aquecer na horade se levantar, antes de algum tipo de atividade física e por alguns minutos do seu dia é muito importante, isso porque o alongamento proporciona uma melhoria na distribuição de sangue dos músculos e tendões, adequando a respiração e frequência cardíaca.

Fisioterapia

A fisioterapia para o tratamento da fibromialgia pode ser aplicada através de uma série de atividades que ajudam a controlar as dores, fadiga e distúrbios do sono, proporcionando o relaxamento e o aumento da flexibilidade muscular.

A fisioterapia pode ser realizada de 2 a 4 vezes por semana, sendo que o tratamento deve ser voltado para a diminuição dos sintomas que o paciente apresenta. As técnicas que o fisioterapeuta realiza pode ser o pilates, massagens, atividades especializadas de alongamento e a utilização de aparelhos de eletroterapia, que são usados para minimizar as dores na região da fibromialgia.

Você não pode perder:

Atualizações em Reabilitação Cardiopulmonar
eBook de Fisioterapia Hospitalar Completo
Drive Virtual de Fisioterapia



COMENTE O POST

Coloque no Google Plus

About Dani Souto

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Shopping