No Youtube 19: Exercícios para Fibromialgia em idosos








As limitações impostas ao idoso pelo avanço de idade e declínio de sua capacidade funcional trazem consequências que refletem no ambiente em que ele está inserido, comunidade, família e seu domicílio. O ambiente domiciliar agrega valores econômicos, sociais, afetivos e de saúde exercendo influência na vida do idoso e no seu bem-estar.

A especialidade de geriatria na fisioterapia tem como função promover a recuperação física da melhor idade, como consequências do avanço da idade desses pacientes a diminuição de massa muscular e a perda da agilidade e outros problemas que aparecem junto a idade é inevitável, por esse motivo procurar um fisioterapeuta para tratar esses problemas é importante.

Com o auxilio dos exercícios propostos pelo fisioterapeuta o paciente da terceira idade começa a apresentar melhora em seus movimentos, criando o equilíbrio necessário para evitar as quedas que nessa idade são muito frequentes, principalmente pela diminuição da densidade óssea.

A fibromialgia é uma patologia caracterizada por uma dor excessiva que se espalha pelo corpo, atingindo principalmente o tecido mole da nuca, região lombar, tórax, cotovelos, quadris, joelhos e canelas. Essa doença apresenta sintomas como depressão, fadiga e distúrbios do sono.

Esse problema acomete mais as mulheres e, infelizmente, a causa da fibromialgia é desconhecida. Porém, alguns hábitos simples que podem ser adotados no cotidiano de qualquer pessoa, são capazes de controlar a fibromialgia e devolver a independência e qualidade de vida do paciente.

Veja o vídeo abaixo com alguns exercícios para ajudar idosos com essa patologia:



Confira atividades que auxiliam no tratamento da fibromialgia:

Caminhada

Realizar caminhada diariamente de 30 a 45 minutos é uma atividade que, além de melhorar a saúde do coração, minimiza as dores da fibromialgia e a depressão.

Natação e Hidroginástica

Exercícios na água são capazes de melhorar a capacidade física e a respiração do indivíduo, mas é importante ressaltar que a água deve estar aquecida, já que água fria contrai a musculatura do corpo e causa dor.

Alongamento

Se aquecer na horade se levantar, antes de algum tipo de atividade física e por alguns minutos do seu dia é muito importante, isso porque o alongamento proporciona uma melhoria na distribuição de sangue dos músculos e tendões, adequando a respiração e frequência cardíaca.

Fisioterapia

A fisioterapia para o tratamento da fibromialgia pode ser aplicada através de uma série de atividades que ajudam a controlar as dores, fadiga e distúrbios do sono, proporcionando o relaxamento e o aumento da flexibilidade muscular.

A fisioterapia pode ser realizada de 2 a 4 vezes por semana, sendo que o tratamento deve ser voltado para a diminuição dos sintomas que o paciente apresenta. As técnicas que o fisioterapeuta realiza pode ser o pilates, massagens, atividades especializadas de alongamento e a utilização de aparelhos de eletroterapia, que são usados para minimizar as dores na região da fibromialgia.
Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.