O uso da crioterapia para a prevenção e recuperação de lesões e dores







A palavra crioterapia vem da palavra grega krýios (gelo) e significa "terapia pelo gelo ou frio". Esse tipo de terapia é muito utilizado no mundo esportivo, seja ele para rendimento, como também para saúde.


Muito recomendada pelos médicos, fisioterapeutas e até mesmo pelos educadores físicos. Isso porque o seu uso pode ser por vários motivos, alguns deles são: diminuição da fadiga, prevenção de lesões e dores, inchaços ou edemas, espasmo muscular, tendinites, bursites, recuperação de lesões, traumatismos mecânicos, entorses, dentre outros.

É uma terapia que pode ser aplicada de diversas formas, algumas delas são: bolsas de gelo, spray frio (produtos químicos), banhos de contraste, massagem com gelo, turbilhão frio e/ou com gelo. A mais simples, segura e econômica é a aplicação da bolsa de gelo.


Segundo especialistas, a aplicação do gelo é recomendada em média 20 minutos com o intervalo de pelo menos 2 horas, para uma próxima aplicação e pode ser reaplicada algumas vezes no dia. Tomar cuidado apenas para não colocar frio intenso sobre a pele para não causar queimaduras.

Essa aplicação passa por, pelo menos, três estágios de sensação. A primeira é a sensação de frio que é seguida por uma picada; logo depois, a dor ou o ardor e finaliza com a dormência.

Muitos atletas amadores, principalmente os de corridas de rua (esporte que vem crescendo significativamente), não se preocupam muito com o uso da crioterapia, principalmente a preventiva. Eles acham que não terão problemas futuros, que é perda de tempo ou que é inconveniente, entre outros motivos, infelizmente, pois o uso traz grandes benefícios.

Podemos citar alguns desses benefícios:

- Anestesia;

- Estimula o relaxamento;

- Reduz a dor, principalmente após os treinos;

- Diminui os processos inflamatórios;

- Reduz a inflamação;

- Diminui o espasmo muscular;

- Evita morte celular;

- Diminui a fadiga;

- Reduz edema;

- Diminui as consequências dos traumatismos mecânicos;

- Libera endorfina na região aplicada;

- Diminui a rigidez articular e muscular;

Mesmo sabendo dos benefícios da crioterapia, é importante a orientação de especialistas para poder fazer uso do mesmo, de maneira correta e segura.

Retirei daqui

Você não pode perder:

Atualizações em Reabilitação Cardiopulmonar
eBook de Fisioterapia Hospitalar Completo
Drive Virtual de Fisioterapia



COMENTE O POST

Coloque no Google Plus

About Dani

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Shopping