O uso da crioterapia para a prevenção e recuperação de lesões e dores







A palavra crioterapia vem da palavra grega krýios (gelo) e significa "terapia pelo gelo ou frio". Esse tipo de terapia é muito utilizado no mundo esportivo, seja ele para rendimento, como também para saúde.


Muito recomendada pelos médicos, fisioterapeutas e até mesmo pelos educadores físicos. Isso porque o seu uso pode ser por vários motivos, alguns deles são: diminuição da fadiga, prevenção de lesões e dores, inchaços ou edemas, espasmo muscular, tendinites, bursites, recuperação de lesões, traumatismos mecânicos, entorses, dentre outros.

É uma terapia que pode ser aplicada de diversas formas, algumas delas são: bolsas de gelo, spray frio (produtos químicos), banhos de contraste, massagem com gelo, turbilhão frio e/ou com gelo. A mais simples, segura e econômica é a aplicação da bolsa de gelo.


Segundo especialistas, a aplicação do gelo é recomendada em média 20 minutos com o intervalo de pelo menos 2 horas, para uma próxima aplicação e pode ser reaplicada algumas vezes no dia. Tomar cuidado apenas para não colocar frio intenso sobre a pele para não causar queimaduras.

Essa aplicação passa por, pelo menos, três estágios de sensação. A primeira é a sensação de frio que é seguida por uma picada; logo depois, a dor ou o ardor e finaliza com a dormência.

Muitos atletas amadores, principalmente os de corridas de rua (esporte que vem crescendo significativamente), não se preocupam muito com o uso da crioterapia, principalmente a preventiva. Eles acham que não terão problemas futuros, que é perda de tempo ou que é inconveniente, entre outros motivos, infelizmente, pois o uso traz grandes benefícios.

Podemos citar alguns desses benefícios:

- Anestesia;

- Estimula o relaxamento;

- Reduz a dor, principalmente após os treinos;

- Diminui os processos inflamatórios;

- Reduz a inflamação;

- Diminui o espasmo muscular;

- Evita morte celular;

- Diminui a fadiga;

- Reduz edema;

- Diminui as consequências dos traumatismos mecânicos;

- Libera endorfina na região aplicada;

- Diminui a rigidez articular e muscular;

Mesmo sabendo dos benefícios da crioterapia, é importante a orientação de especialistas para poder fazer uso do mesmo, de maneira correta e segura.

Retirei daqui

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.