Dicas para postura correta na academia





Pilates e Dores na Coluna: Tudo o que não te contaram sobre 

Os exercícios físicos são ótimos para o corpo. Eles ajudam a desenvolver agilidade, flexibilidade e equilíbrio, além de fortalecer os músculos e auxiliar na perda de peso.

É por esse motivo que a postura correta é fundamental tanto para quem está começando quanto para os mais experientes. Caso contrário, esses benefícios podem se transformar em lesões muito dolorosas e difíceis de tratar.

» Confira algumas posturas erradas

Um dos erros mais freqüentes cometidos por quem frequenta a acdemia é a postura errada da coluna durante o exercício físico. O prejuízo imediato de quem faz uma série de exercícios de forma errada será forçar em demasia alguns ligamentos de forma desigual. Em longo prazo, acontece uma sobrecarga anormal em um dos lados dos discos da coluna, o que pode levar a uma hérnia.

Cada articulação do corpo tem uma abertura considerada ideal, e ela deve ser obedecida para que não ocorra a lesão. O médico diz ainda que após determinado grau do arco do movimento, certas estruturas normais podem sofrer um impacto que, em sequências de repetição, pode lesar a borda da articulação. 

Outro cuidado a ser tomado é durante a flexão de quadris e ombros. O ideal é que não se flexione mais que 70 graus o quadril e mais que 60 graus os ombros. Isso evita o impacto e preserva o menisco do ombro e do quadril. A lesão desse menisco causa dor e a uma artrose precoce.

Mais algumas dicas importantíssimas para se livrar de uma vez por todas das dores nas costas e evitar o surgimento de problemas na coluna são:

Alongamentos: ignorados por muitos, os alongamentos possuem uma extrema importância, pois são eles que preparam sua musculatura para os exercícios. Realizá-los depois do treinamento também é importante, pois funcionam como uma ótima forma de evitar dores e lesões.

Postura ereta: em qualquer situação, a postura ereta deve ser posta em prática, pois evita dores e faz com que a coluna esteja alinhada. Não manter a coluna ereta durante o treino pode atrapalhar o exercício e, além disso, há o fato de que desenvolver o alinhamento do corpo te ajuda a entrar em boa forma. Por isso, sempre mantenha as costas alinhadas no banco, prestando atenção na postura e tomando o ideal como hábito.

Relaxar o pescoço durante abdominais: além das costas, o pescoço é uma parte que causa muito desconforto e está diretamente relacionado a problemas de coluna. Boa parte das dores são consequência de erros na postura durante esse tipo de exercício. Por isso, é importantíssimo que você mantenha seu pescoço relaxado durante os abdominais, evitando torcicolos e aproveitando mais os treinos.

Ajustar os aparelhos corretamente: você vai precisar da ajuda de um bom instrutor que saiba ajustar o aparelho conforme suas medidas. No caso do banco da bicicleta, por exemplo, é essencial que você se alinhe de maneira que o corpo fique bem estendido durante a prática.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.