Saiba mais sobre o Laser na fisioterapia








A palavra Laser vem da abreviação de: LIGHT AMPLIFICATION BY STIMULATED EMISSION OF RADIATION (Amplificação da luz por emissão estimulada de radiação). 

São ondas eletromagnéticas, que emitem radiação não ionizante que podem pertencer a qualquer comprimento do espectro das ondas óticas. 

Sabe-se que os feixes de luz emitidos pelo aparelho laser são coerentes (paralelos entre si) e não divergentes, como os de outras fontes luminosas. 

A monocromia da cor, a sincronização das ondas e a coerência dos feixes são os fatores responsáveis pela energia extraordinária das radiações laser.

CLASSIFICAÇÃO DOS APARELHOS PELA POTÊNCIA DE EMISSÃO
1. SOFT LASER (Potência de emissão até 50 mW)
2. MILD LASER (Potência de emissão acima de 50 mW)
3. HARD LASER (Potência de emissão acima de 8 W)

Laser em reumatologia e medicina esportiva
São duas especialidades nas quais a maioria das patologias se beneficia com laserterapia.
Os resultados superam a 75%, levando em conta dor, mobilidade e edema, trofismo, segundo a patologia em: Cervicobraquialgia, Dorsalgia, Lombalgia, Ciatalgia, Artrose Gera da coluna, Periartrite Escapuloumeral, Gonartrose, Rizartrose, Epicondilite, Artrose Geral do Quadril, Tendinite Aquiliana, Tarsalgia, Artrite Reumatóide.

Laser em medicina física e reabilitação

A reabilitação preocupa-se com análise e tratamento das alterações motoras, sensitivas e tróficas do aparelho locomotor, produzidas por patologias vasculares, nervosas, osteoarticulares e musculares.
Esta especialidade está em restrito contato com a ortopedia e Traumatologia.
Resultados superiores a 80% se conseguiram em: lesões musculares, lesões ósseas fraturas, lesões vásculo-nervosas, fibroses e retração muscular.

Laser em acupuntura

Com os equipamentos de medicina Laser, a acupuntura aumenta o campo de ação, da terapia Laser a todo o quadro de desequilíbrio energético, que se traduz em doença e se beneficia com a acupuntura.
A ação do Laser em cada ponto é similar a de uma agulha, mas com maior profundidade, sem dor, totalmente estéril e sem complicações. 

A Laseracupuntura se utiliza do efeito reflexógeno enquanto que em Laserterapia se utilizam os efeitos locais e Fisiológicos produzidos pela radiação do Laser sobre os tecidos num sistema acumulativo. Em resumo a Laseracupuntura é a forma atual e científica de realizar Acupuntura, pois o sistema não é invasivo nem tampouco desconfortante.

Laser em estética

Sua ação principal é a normalização do potencial da membrana. Toda célula tem em seu interior cargas positivas e negativas. Com esta normalização quantidade de ATP produzida pela célula, atuando como reequilibrante da atividade funcional celular, no caso das células lipídicas (adipócitos).
O desequilíbrio energético conduz à doença. O Laser efetua uma reposição da energia orgânica, acumulativa, perdida, restabelecendo sua normalidade. 

Seu objetivo principal é estimular a micro circulação da zona afetada por não ser um procedimento calórico, proporcionando uma melhor oxigenação dos tecidos, favorecendo a despolimerização da substância fundamental, mobilizando a sua viscosidade.

Fonte

Livros de Fisioterapia por preços especiais


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.