Sindrome do tunel do carpo






Dormência nas mãos, mais intensa à noite, chegando a prejudicar o sono e exigindo que a pessoa saia da cama e "sacuda" as mãos é um sintoma atribuído, com freqüência, a problemas nervosos ou "má circulação". 

Na verdade, na maioria das vezes, trata-se de um problema totalmente diferente: é a compressão do nervo mediano, responsável pela sensibilidade em parte da mão, que está comprimido na altura do punho. 

Porquê? Verificou-se que um ligamento que existe transversamente na face palmar, chamado de retináculo flexor, torna-se espessado e comprime o nervo mediano que passa abaixo dele. 

Este espessamento ocorre após microtraumas freqüentes, durante as atividades diárias, sendo mais freqüentes em mulheres expostas a atividades manuais como lavar roupas ou digitação. 

Para confirmar se uma pessoa sofre da "Síndrome do Túnel do Carpo" o principal exame utilizado é a eletroneuromiografia, que nos dá informações exatas sobre a existência de compressão e da sua intensidade. 

O único tratamento eficiente para este problema é a cirurgia, que consiste em cortar o retináculo flexor abrindo o "teto" do túnel do carpo e liberando o nervo. 

A cirurgia pode ser adiada com medicamentos analgésicos e antiinflamatórios, ou infiltrações e fisioterapia com imobilizações temporárias. 

A falta de tratamento pode, com o tempo, levar a uma lesão funcional significativa da mão, com atrofia de músculos e "dormência definitiva". 

É possível prevenir este problema. Se você exerce atividade nas quais há o ato de pressionar ou friccionar os punhos, procure exercê-las sob proteção e tente evitar os microtraumas sobre o punho. 

Retirado do site do Drº Alexandre Miranda. Visite!!


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.