Fisioterapeutas, acreditem nisso!








A razão de muitos problemas de saúde devem-se à memorização que o corpo faz dos problemas que lhe aconteceram ao longo da vida.

São bem conhecidos os problemas de coluna, os problemas musculares, etc., etc. que depois de bem tratados teimam em aparecer passados alguns meses ou passados vários anos.

Talvez o exemplo mais flagrante seja aquele "relógio", que quase todos nós temos, que nos informa (com dor) quando vai mudar o tempo.

Esse "relógio" que teima em nos avisar quando vai mudar o tempo, não é mais do que um traumatismo que tivemos no passado que é reactivado aquando das mudanças de pressão atmosféricas.

Esse traumatismo ficou memorizado pelo corpo e acabou por ser o responsável pelo problema actual ou por vir a criar um problema no futuro.

O traumatismo provoca dor e para a evitar o corpo bloqueia toda a circulação e o movimento dessa zona.

Isto é um bom mecanismo de defesa e uma boa forma de evitar mais dores.

Também é uma forma do corpo poder recuperar mais depressa e eficazmente.

Até aqui não há nada de errado. Aliás, a dor costuma ser tanta que o corpo está mais preocupado em a evitar do que em fazer a recuperação.

O problema é que uma vez feita a recuperação, o corpo não liberta totalmente a zona ficando sempre uma rigidez residual.

Isto cria nos tecidos um estado de tensão permanente para que se possa evitar a dor ou evitar a possível dor.

Esta tensão nos tecidos para evitar a dor, faz com que o corpo crie uma rigidez que pode ser maior ou menor consoante a situação.

Esta rigidez acaba por prejudicar a recuperação e é a responsável pelas fibroses, espasticidades musculares, etc.

Esta rigidez e tensão a manterem-se durante anos, acabam por criar outros problemas nessa zona e assim acaba-se por ficar com um relógio que nos informa de quando vai mudar o tempo.

A solução é como não podia deixar de ser a desmemorização celular.

Isto não é mais do que libertar as tensões dos tecidos as quais acabam, caso não sejam eliminadas, por originarem problemas de saúde.

Desde há vários anos que existem técnicas de desmemorização celular mas infelizmente têm passado despercebidas pela maioria das pessoas e dos profissionais que lidam com estes problemas.

Só depois da eliminação destas tensões ou memórias é que se consegue que muitos tratamentos resultem e que se obtenham os seus resultados. Agora torna-se possível fazer aquela recuperação que nunca se conseguiu com todos os técnicos e especialistas.

Claro que existem limites, mas o que se consegue com estas técnicas são melhores resultados e resultados mais eficazes.

Elas abrem o caminho para que as outras técnicas possam funcionar.

Algumas das técnicas e terapias que desmemorizam os tecidos são:


Libertação Mio Fascial (ou Miofascial)


Libertação Fascial (todas as que trabalham a fáscia)


Terapia Sacro Craniana (ou Crânio Sacral)


Libertação Postural


Manipulação Visceral


Outras que existem mas que eu não conheço ou não sei como aplicar.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.