Trate um Torcicolo





O termo TORCICOLO está associado à contratura do músculo Esternocleidomastoideu, que  liga o osso esterno e a clavícula (na parte anterior do pescoço) ao processo mastóide na região lateral da nuca e a dificuldade em realizar movimentos do pescoço. 

A coluna cervical é formada por 7 vértebras. As duas primeiras são chamadas de atlas e axis e tem como função principal dar sustentação para a cabeça. As outras cinco são as responsáveis pelos diversos movimentos para que possamos manter nossa cabeça alinhada e virá-la de diversas maneiras. Existem grupos de músculos fortes que agem para que as vértebras fiquem posicionadas e realizem os movimentos do pescoço e cabeça.


Existem três formas de torcicolo conhecidas: 

1- Torcicolo por contratura muscular, que pode ser causado por má postura, má posição ao dormir, tensão ou até por um movimento brusco. Neste caso, também percebemos retração ou contratura de musculatura região cervical e dorsal e até com comprometimento de raízes nervosas que podem também atingir área dos braços. 
Em casos mais agudos pode haver comprometimento da parte arterial, causando uma diminuição no fluxo e com isso sintomas como dor de cabeça, zumbido no ouvido ou então tontura. 

2- Torcicolo Congênito, quando após o nascimento se percebe que o músculo esternocleidomastoideu está contraturado. O tratamento é a fisioterapia que se não for feita, a criança crescerá com seqüelas.

3- Torcicolo Espasmódico, doença neuromuscular de causa desconhecida, onde o mesmo músculo passa a apresentar espasmos neurológicos irreversíveis, desviando a cabeça para um lado constantemente. Hoje em dia o tratamento para este torcicolo é à base de botox (toxina extraída do botulismo) e fisioterapia.


Tratamento:

O tratamento para esses casos deve ser bem definido por profissionais da área médica e por fisioterapeuta.

A fisioterapia nesse caso é de extrema importância, pois age diretamente no problema e consegue fazer com que a musculatura seja relaxada e fortalecida para que se evite novos quadros.

O tratamento consiste em fazer uma corrente analgésica associada a calor, massagens para relaxamento e orientações de exercícios específicos de alongamentos, com a função de relaxar os músculos aliviando a tensão na região e de melhorar a postura produzindo descompressão de raízes nervosas e melhora na qualidade de movimento de todo o pescoço e da cabeça. 

Alguns exercícios que poderão aliviar o estresse muscular e trazer bem estar a você. Estes exercícios podem ser feitos em qualquer lugar, quando você sentir necessidade, mas o ideal seria fazê-los à noite antes de se deitar e de manhã ao acordar.
• Puxe o pescoço para um dos lados alongando-o. Troque o lado. 
• Vire a cabeça na diagonal e puxe-a para baixo olhando o seu pé. Troque o lado. 
• Com as duas mãos atrás da cabeça, puxe a mesma para baixo alongando a parte posterior do pescoço. 
• Leve a cabeça para trás, alongando a parte anterior do pescoço, sem forçar a cervical. 
• Mantenha o corpo reto e olhe para trás virando a cabeça para um dos lados. Troque o lado. 
• Com uma bolinha de tênis ou similar, faça movimentos circulares na região do pescoço e ombros, massageando a musculatura.
• Faça cada exercício por 30 segundos. 
• Feche os olhos e gire a cabeça para um dos lados depois para o outro, devagar e sem forçar o pescoço. 
• Deite no chão com a perna flexionada e mantendo a coluna reta. Puxe a cabeça para trás, mantendo o queixo para baixo e alongando a parte de trás da cabeça ou a região cervical. Afaste as pernas, tentando manter toda a coluna no chão.
• Permaneça nesta posição por 3 a 5 minutos. leve a lateral da mandíbula até o peito e volte devagar. Repita do lado esquerdo.

O ideal é que esses exercícios façam parte da vida para que se evite possíveis quadros dolorosos


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.