Incidência de artrite reumatoide aumenta após o parto







 É conhecido que a instalação da artrite reumatoide (AR) é aumentada no período pós-parto. O periódico Annals of Rheumatic Diseases traz um estudo, realizado em universidades da Noruega, que avaliou as taxas de incidência de AR e de outras artropatias crônicas nos períodos de 0-24 e 25-48 meses após o parto. 

Das 183 pacientes com AR e das 110 com outras artropatias crônicas diagnosticadas após o parto, 37,7% e 28,2%, respectivamente, tiveram o diagnóstico nos primeiros 24 meses após o parto. A razão de incidência para diagnóstico nos primeiros 24 meses versus 25-48 meses foi de 1,73 para AR e 1,05 para outras artropatias crônicas. A razão de incidência foi de 2,23 e 1,87, respectivamente, quando era considerado apenas o diagnóstico após a primeira gestação. As características clínicas foram similares entre os grupos diagnósticos. 

Este estudo mostra que não há diferença na proporção de casos incidentes de AR e de outras artropatias crônicas entre 0-24 meses após o parto. Na artrite reumatoide, é observado um pico de incidência nos primeiros 24 meses.

Fonte: Annals of Rheumatic Diseases, Volume 69, 2010, Pages 332-336.

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.