Incidência de artrite reumatoide aumenta após o parto







 É conhecido que a instalação da artrite reumatoide (AR) é aumentada no período pós-parto. O periódico Annals of Rheumatic Diseases traz um estudo, realizado em universidades da Noruega, que avaliou as taxas de incidência de AR e de outras artropatias crônicas nos períodos de 0-24 e 25-48 meses após o parto. 

Das 183 pacientes com AR e das 110 com outras artropatias crônicas diagnosticadas após o parto, 37,7% e 28,2%, respectivamente, tiveram o diagnóstico nos primeiros 24 meses após o parto. A razão de incidência para diagnóstico nos primeiros 24 meses versus 25-48 meses foi de 1,73 para AR e 1,05 para outras artropatias crônicas. A razão de incidência foi de 2,23 e 1,87, respectivamente, quando era considerado apenas o diagnóstico após a primeira gestação. As características clínicas foram similares entre os grupos diagnósticos. 

Este estudo mostra que não há diferença na proporção de casos incidentes de AR e de outras artropatias crônicas entre 0-24 meses após o parto. Na artrite reumatoide, é observado um pico de incidência nos primeiros 24 meses.

Fonte: Annals of Rheumatic Diseases, Volume 69, 2010, Pages 332-336.

Você não pode perder:

Atualizações em Reabilitação Cardiopulmonar
eBook de Fisioterapia Hospitalar Completo
Drive Virtual de Fisioterapia



COMENTE O POST

Coloque no Google Plus

About Dani

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Shopping