Fisioterapia na Diabetes







A diabetes é uma doença que ocorre quando o pâncreas não produz mais, ou produz em menor quantidade, a insulina, hormônio responsável por "colocar" a glicose dentro da célula. E se a glicose não entra na célula, ela fica na corrente sanguínea e provoca a hiperglicemia – também conhecida como excesso de açúcar no sangue.

A doença pode trazer diversos problemas, entre eles alterações vasculares e má circulação, principalmente nas pernas e pés. Não é raro pessoas diabéticas apresentarem feridas ou bolhas causadas pelo uso de calçados apertados. Esses machucados pequenos não devem passar em branco, pois podem apresentar demora na cicatrização e até infecção – em casos mais graves, feridas não tratadas levam à amputação.

A pessoa que tem diabetes deve procurar tratamento médico para o controle dos níveis glicêmicos. Porém, para melhorar e minimizar esta complicações da má circulação, é extremamente importante a intervenção do fisioterapeuta, que atua com o grupo multidisciplinar no cuidado destes pacientes. Exercícios como alongamentos realizados de modo correto promovem melhor circulação e uma melhor distribuição sanguínea para as pernas e pés. Através de técnicas como a massoterapia, também ativa-se a circulação local.

O fisioterapeuta é o profissional responsável por manter, desenvolver e melhorar o movimento e a capacidade funcional, além de favorecer uma melhor realização das atividades de vida diária da pessoa portadora da diabetes, contribuindo de forma muito importante para a melhora na qualidade de vida. Se você tem diabetes, cuide bem da sua circulação e principalmente cuide bem dos seus pés – uma boa higienização, por exemplo, é fundamental. Examine seus pés diariamente para ver se não há machucados, e tenha cuidado ao fazer as unhas: uma simples cutícula machucada pode ter sérias consequências.

Retirei daqui 

--

Participe deste blog. Mande dicas e sugestões pelo email adm@chakalat.net

Seja um seguidor deste blog

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.