Fisioterapia na Diabetes





A diabetes é uma doença que ocorre quando o pâncreas não produz mais, ou produz em menor quantidade, a insulina, hormônio responsável por "colocar" a glicose dentro da célula. E se a glicose não entra na célula, ela fica na corrente sanguínea e provoca a hiperglicemia – também conhecida como excesso de açúcar no sangue.

A doença pode trazer diversos problemas, entre eles alterações vasculares e má circulação, principalmente nas pernas e pés. Não é raro pessoas diabéticas apresentarem feridas ou bolhas causadas pelo uso de calçados apertados. Esses machucados pequenos não devem passar em branco, pois podem apresentar demora na cicatrização e até infecção – em casos mais graves, feridas não tratadas levam à amputação.

A pessoa que tem diabetes deve procurar tratamento médico para o controle dos níveis glicêmicos. Porém, para melhorar e minimizar esta complicações da má circulação, é extremamente importante a intervenção do fisioterapeuta, que atua com o grupo multidisciplinar no cuidado destes pacientes. Exercícios como alongamentos realizados de modo correto promovem melhor circulação e uma melhor distribuição sanguínea para as pernas e pés. Através de técnicas como a massoterapia, também ativa-se a circulação local.

O fisioterapeuta é o profissional responsável por manter, desenvolver e melhorar o movimento e a capacidade funcional, além de favorecer uma melhor realização das atividades de vida diária da pessoa portadora da diabetes, contribuindo de forma muito importante para a melhora na qualidade de vida. Se você tem diabetes, cuide bem da sua circulação e principalmente cuide bem dos seus pés – uma boa higienização, por exemplo, é fundamental. Examine seus pés diariamente para ver se não há machucados, e tenha cuidado ao fazer as unhas: uma simples cutícula machucada pode ter sérias consequências.

Retirei daqui 

--

Participe deste blog. Mande dicas e sugestões pelo email adm@chakalat.net

Seja um seguidor deste blog


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.