Cinesiologia




https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjwlNkSrXAZzr5i_RMQS47aWjQ-DYWUTRDV-Ov3vhCI-0RABAc37kJdaqqvZyAFj7HnJARJYS4xcPZ4tx7VFdX5-gLZz8WVBgWvdWTdDI0J9_-DWtiXO5k-IeuuSh93pHS3B-Bf3amHWj4/s1600-r/biomecanica-da-corrida.jpg

A cinesiologia é a ciência que tem como enfoque a análise dos movimentos do corpo humano. O nome Cinesiologia vem do grego kínesis = movimento + logos = tratado, estudo.

A finalidade da Cinesiologia é compreender as forças que atuam sobre o corpo humano e manipular estas forças em procedimentos de tratamento tais que o desempenho humano possa ser melhorado e lesão adicional possa ser prevenida.

O que é cinesiologia aplicada? É a terminologia criada em 1964 para ser usada por quiropatas, osteopatas, fisioterapeutas, médicos, dentistas e outros terapeutas que têm permissão para elaborar um diagnóstico

Durante as décadas de 70 e 80, até 90 outras classes de Cinesiologia se formaram fora do contexto da Cinesiologia Aplicada e que atualmente fazem parte da família da "Cinesiologia Especializada". Algumas delas são denominadas: "Cinesiologia Comportamental"; "Cinesiologia Educacional"; "Fisiologia Aplicada"; "Biocinesiologia"; Cinesiologia Manual; Cinesiologia Transformacional.



Nossos movimentos são possíveis pela ação muscular. É através da contração dos músculos que o ser humano é capaz de realizar façanhas extraordinárias, como saltar 2,45 metros de altura, pular mais de 8 metros de distância, correr 100 metros em menos de 10 segundos, terminar uma maratona em pouco mais de 2 horas, levantar mais que o próprio peso corporal no halterofilismo, realizar vários giros no ar na ginástica, saltos ornamentais ou no skate. Acariciar alguém, pintar um quadro, dançar uma valsa, também são exemplos desse magnífico controle que temos sobre os músculos. Ações inconscientes, como controlar o fluxo sanguíneo para nossos órgãos, arrepiar os pêlos ao sentir frio, regular o foco da visão, ou simplesmente sorrir são possibilitadas pela ação dos nossos músculos.

Entretanto, esta maravilha que protege órgãos, faz com que possamos nos expressar, dá forma ao corpo, ou coloca pão na mesa do trabalhador, precisa ser exercitada, precisa ser usada com intensidade razoável, sob pena de falir.

Então, devido ao o extremo avanço tecnológico conseguido pelo Homem, nossas vidas tornaram-se muito mais confortáveis, porém essa tecnologia substituiu o duro trabalho dos nossos músculos.

Veja um CURSO ONLINE de Cinesiologia

Publicado em 26/07/10 e atualizado em 24/01/17
 


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.