Games com sensores ajudam a reabilitar pacientes







Desde que a Nintendo lançou o Wii, os usuários de videogames interagem com personagens e se exercitam com a ajuda de treinadores virtuais em títulos como EA Sports Active, da Electronic Arts, e Your Shape, da Ubisoft.
Agora, pesquisadores, cientistas e criadores de jogos estão usando o console da Nintendo para outras aplicações relacionadas à saúde e, em alguns casos, recebendo verbas de milhões de dólares para criar novas tecnologias.

Uma recente reunião entre 400 pesquisadores, durante a sexta edição da Games for Health Conference, em Boston, mostrou novas maneiras de utilização de videogames com controles dotados de sensores de movimentos para ajudar médicos e pacientes.

Com verba do Instituto Nacional de Saúde, a Red Hill Games e a escola de enfermagem da Universidade da Califórnia, em São Francisco, estão usando a tecnologia do Wii para criar jogos que ajudem pacientes com Parkinson a melhorar seu equilíbrio. Um deles, o Rail Runner, exige que os pacientes se sentem e levantem para operar um carrinho de mão ferroviário.

Bob Hone, diretor de criação da Red Hill, diz que os resultados iniciais são satisfatórios.

- A maioria dos pacientes está na casa dos 70 ou 80 anos, e realmente adora esses jogos. [Eles] querem algo que os ajude a enfrentar a doença, e a diferença é que esses jogos foram criados especificamente para eles.

A Red Hill também está incorporando a tecnologia do Wii a jogos que ajudam a melhorar o equilíbrio de crianças com paralisia cerebral.
- Essas crianças muitas vezes sofrem limitações físicas e, assim, levamos esse fator em conta ao desenvolver jogos que as fazem sentir como se caminhassem e conseguissem chegar com sucesso à linha de chegada.

Fonte: R7

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.