Mulligan na dor da ATM




Uma técnica de massagem se mostrou eficaz no tratamento de DTM (Disfunção Temporo Mandibular) e já está sendo utilizada como alternativa terapêutica na clínica da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

O método é conhecido como mulligan e consiste em pequenos movimentos nas articulações da mandíbula, realizados com o objetivo de reposicioná-la. "São micro movimentos de deslizamento, que vão acertando a posição das articulações", explica a fisioterapeuta Renata Di Grazia.

A DTM é uma disfunção óssea ou muscular das articulações temporo mandibulares (ATM), que pode provocar dor de cabeça, estresse e tensão muscular, além de dor nos dentes, na face e no pescoço. "Cerca de 80% dos pacientes são mulheres", revela Heitel Cabral Filho, consultor da Associação Brasileira de Odontologia.

Foto: Thinkstock/Getty Images

Dor de cabeça é sintoma da DTM

Para comprovar a eficácia do tratamento, uma pesquisa foi realizada na Unicamp. A fisioterapeuta Renata Di Grazia reuniu cerca de 40 mulheres que passaram por sessões de 30 minutos de mulligan, duas vezes por semana.

Após dois meses, cerca de 90% das pacientes relataram que estavam livres dos incômodos sintomas. Todas as pacientes tinham diagnóstico fechado de DTM e apresentavam pelo menos três sintomas típicos da doença.


Saga em consultórios

O paciente muitas vezes passa por uma verdadeira saga em consultórios médicos até descobrir que está com DTM. Isso por causa dos sintomas, que nem sempre parecem estar diretamente ligados à mandíbula.

A dor de cabeça, por exemplo, gera muita confusão em pacientes e médicos. O primeiro impulso da pessoa com o problema é procurar um neurologista. Mas os exames que geralmente são feitos não revelam nada. Então, o paciente busca a opinião de outro médico e corre o risco de continuar sem respostas. Com sorte, alguns acabam chegando ao dentista, que é capaz identificar e de tratar o problema.

Massagem ou manipulação manual

Existe uma diferença entre massagem e manipulação manual, que é o nome preciso do método utilizado para tratar DTM. "A massagem serve para tecidos moles, como músculos, enquanto a manipulação manual é aplicada em articulações e regiões internas do corpo", esclarece a fisioterapeuta Renata Di Grazia.

Fonte: IG



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.